Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22167
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Francisca Damiana Formiga.
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoO auxílio das tecnologias na educação é de grande valia para que possamos tornar as aulas de língua portuguesa mais atraentes e interativas para nossos discentes, principalmente no que diz respeito aos estudos gramaticais que é o nosso foco. Pensando nisso, esta pesquisa apresenta como objetivo propor um trabalho com a gramática da língua portuguesa por meio de uma webgincana em sala de aula da Educação Básica. Para atingi-lo, discorremos sobre o estudo da gramática da língua portuguesa na Educação Básica em diálogo com os documentos norteadores do ensino; discutimos sobre o uso das tecnologias aplicadas à educação; e elaboramos uma Sequência Didática com o trabalho da gramática da língua portuguesa por meio de uma webgincana aplicável à Educação Básica. Para isso, nos baseamos nos estudos sobre língua, linguagem e gramática de Travaglia (2009) e Antunes (2007); sobre a prática das tecnologias da informação e comunicação e seu uso na educação básica, para Braga (2013), Silva (2003), Mercado (1999) e Fardo (2013). E para apoiar a elaboração da Sequência Didática, nos baseamos nas orientações de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). O caminho metodológico percorrido foi o da pesquisa bibliográfica, qualitativa e aplicada. Como resultado, temos uma proposta de Sequência Didática que orienta o trabalho com a análise linguística na educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleAmbientes digitais e ensino de gramática: uma seqüência didática com WEBGINCANA.pt_BR
dc.date.issued2021-10-04
dc.description.abstractThe help of technologies in education is of great value for us to make Portuguese language classes more attractive and interactive for our students, especially with regard to grammatical studies, which is our focus. With this in mind, this research aims to propose a work with the grammar of the Portuguese language through a web gymkhana in the Basic Education classroom. To achieve it, we discuss the study of the grammar of the Portuguese language in Basic Education in dialogue with the documents that guide teaching; we discussed the use of technologies applied to education; and we elaborated a Didactic Sequence with the work of the grammar of the Portuguese language through a web gymkhana applicable to Basic Education. For this, we base ourselves on studies on language, language and grammar by Travaglia (2009) and Antunes (2007); on the practice of information and communication technologies and their use in basic education, for Braga (2013), Silva (2003), Mercado (1999) and Fardo (2013). And to support the elaboration of the Didactic Sequence, we based ourselves on the guidelines of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). The methodological path taken was that of bibliographical, qualitative and applied research. As a result, we have a proposal for a Didactic Sequence that guides the work with linguistic analysis in basic education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22167
dc.date.accessioned2021-11-29T12:43:19Z
dc.date.available2021-11-29
dc.date.available2021-11-29T12:43:19Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de gramáticapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subjectWebgincana de gramáticapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectgrammar teachingpt_BR
dc.subjectbasic educationpt_BR
dc.subjecttechnology in educationpt_BR
dc.subjectGrammar Web Gymkhanapt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Alcilene Rodrigues da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDigital environments and grammar teaching: a didactic sequence with WEBGINCANA.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Alcilene Rodrigues da. Ambientes digitais e ensino de gramática: uma seqüência didática com WEBGINCANA. 2021. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALCILENE RODRIGUES DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2021.pdfAlcilene Rodrigues da Silva. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2021.434.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.