Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22168
Title: A variação e o preconceito linguístico na obra A Língua de Eulália, de Marcos Bagno: uma proposta de intervenção para o 6º ano do ensino fundamental.
Other Titles: Variation and linguistic prejudice in the book A Língua de Eulália, by Marcos Bagno: a proposal for intervention for the 6th year of elementary school.
???metadata.dc.creator???: ABREU, Kaliana Lins de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
Keywords: Variação linguística;Preconceito linguístico;História da língua;Sociolinguística;A Língua de Eulália;Latim clássico;Latim vulgar;Linguistic variation;Linguistic prejudice;Language history;Sociolinguistics;The Tongue of Eulalia;Classical Latin;Vulgar Latin
Issue Date: 7-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ABREU, Kaliana Lins de. A variação e o preconceito linguístico na obra A Língua de Eulália, de Marcos Bagno: uma proposta de intervenção para o 6º ano do ensino fundamental. 2021. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem a pretensão de reconhecer e analisar como o preconceito linguístico é construído a partir das variações lexicais na novela sociolinguística: A língua de Eulália, a fim de construir um caderno pedagógico. Para que esse objetivo seja alcançado, apresentamos os seguintes objetivos específicos: Apresentar uma abordagem sobre a sociolinguística sob a perspectiva da história da Língua Portuguesa, considerando o preconceito linguístico e as variações linguísticas; Realizar uma análise das variações lexicais na novela sociolinguística A língua de Eulália; Elaborar um caderno pedagógico direcionado a docentes do 6º ano do Ensino Fundamental II, com atividades que reflitam sobre o preconceito e as variações lexicais. Para bem realizarmos o nosso trabalho, auxiliando nas discussões teóricas, foram utilizadas como referências Bagno (1999; 2006; 2007), Bortoni-Ricardo (2005;2006), Maria Cecília Mollica (2009;2015), Coutinho (2011), dentre outras. Para tanto, optamos por uma pesquisa de caráter bibliográfico, de natureza propositiva, a qual foi levada a efeito pela consulta de obras teóricas, trabalhos acadêmicos e livros didáticos, com abordagem qualitativa. A base teórica abarca temáticas, nas quais percebemos que os indivíduos falantes da variedade popular são muitas vezes discriminados pela sua forma de falar, acarretando o chamado “Preconceito Linguístico”. Diante dessas questões, que não são apenas referentes aos aspectos linguísticos, como também sociais, percebemos a importância da desconstrução desse preconceito e também a importância de ressaltar que todo falante nativo domina sua língua perfeitamente. Como resultado da pesquisa, elaboramos um caderno pedagógico direcionado a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Este foi estruturado em II módulos: MÓDULO I – Ponto de Partida; MÓDULO II – Trabalhando o Preconceito Linguístico na fala de Eulália, do livro de Bagno. Tais módulos foram desenvolvidos com atividades que abordam a importância de se compreender, respeitar e aceitar às variações da língua.
Abstract: This paper aims to recognize and analyze the presence of linguistic prejudice and lexical variations in the sociolinguistic novel: A língua de Eulália, intending to build a pedagogical notebook. To achieve this, the following specific objectives will be described: To present an approach about sociolinguistics under Portuguese Language history’s perspective, considering linguistic prejudice and linguistic variations; Perform an analysis on the lexical variations in the sociolinguistic novel: A língua de Eulália; Elaborate a pedagogical notebook targeting 6th year teachers from middle school, preparing activities that reflect on prejudice and lexical variations. In order to strengthen the present research, aiding on theorical discussions, there have been used as references authors such as Bagno (1999; 2006; 2007), Bortoni-Ricardo (2005;2006), Maria Cecília Mollica (2009;2015), Coutinho (2011), and others. The research method was bibliographical and from a purposeful sampling nature, which was considered as such due to the inquiry of theorical works, academical papers and didactic books, under the qualitative approach. The entire theorical basis contains themes in which it is noticeable that individuals whose speech contains popular varieties are many times victims of discrimination over their way of speaking, characterizing what is called “linguistic prejudice”. Faced with those problems that not only refer to linguistical aspects but social aspects as well, it is perceptive the importance of unbuilding such prejudice and emphasizing that every native speaker dominates their language perfectly. As result of this research, a pedagogical notebook was elaborated and aimed at 6th grade students from middle school. This paper was structured in two modules: MODULE I – Starting point; MODULE II – Working over the linguist prejudice on Eulália’s speech, from Bagno’s book. Both modules were developed with activities that approach the importance of comprehending, respecting and accepting the different variations from language.
Keywords: Variação linguística
Preconceito linguístico
História da língua
Sociolinguística
A Língua de Eulália
Latim clássico
Latim vulgar
Linguistic variation
Linguistic prejudice
Language history
Sociolinguistics
The Tongue of Eulalia
Classical Latin
Vulgar Latin
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22168
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KALIANA LINS DE ABREU. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA.2021.pdfKaliana Lins de Abreu. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2021.883.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.