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dc.creator.IDSANTOS, S. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Heber Carlos.-
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA, H. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1580591945385126pt_BR
dc.contributor.advisor2BEZERRA, Raimundo Leidimar.-
dc.contributor.advisor2IDBEZERRA, R. L.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1046305389288490pt_BR
dc.contributor.referee1DEMARTINECOURT, Jean Pierre.-
dc.contributor.referee2BRASILEIRO, Francisco Edmar.-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta os resultados da análise comparativa entre o método de projeto de pavimentos flexíveis adotado pelo DNER, o método baseado na Teoria da Elasticidade e o método desenvolvido para Países Tropicais, através do progra ma computacional denominado "DIMP". Os resultados obtidos permitiram concluir que, com relação ao programa DIMP, pode ser utilizado nos dimensionamentos de pavimentos flexíveis, baseado no uso dos procedimentos analíticos, para quaisquer condições de carregamento e materiais, facilitando, desta maneira, investigar o maior número possível de situações que possam ser simuladas. Quanto aos resultados dos dimensionamentos, conclui-se que, a espessura total do pavimento independe do modulo de elasticidade da base e de CBR da base, para as condições analisadas, dependendo somente do CBR do sub-leito e de NOEP, quando dimensionados através dos métodos do DNER e do Tropical Inglês , bem como do modulo de elasticidade do sub-leito e sub-base e NOEP para o método baseado na Teoria da Elasticidade. Para as condições admitidas e analisadas de CBR's e módulos de elasticidade e valores de NOEP entre 10 a 5x10 6 , o método do DNER forneceu maior espessura total do pavimento, quando comparado com os métodos estudados. Enquanto para o trafego, variando entre 10 3 a 10 4 a 10 7 a 10 8 , o método do DNER apresentou menor espessura total do pavimento com relação ao método, baseado na Teoria da Elasticidade.Finalmente, o método Tropical Inglês apresentou menorespessura total do pavimento para todas as condições assumidas nesta pesquisa, quando comparado com os métodos estudados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civil.pt_BR
dc.subject.cnpqGeotecnia.pt_BR
dc.titleEstudo comparativo de diferentes métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis, utilizando-se um sistema computacional.pt_BR
dc.date.issued1984-03-30-
dc.description.abstractThis thesis shows the results of a comparative analysis between three flexible pavement design methods; the flexible pavement design method used by DNER (DNER method) the method based on the elasticity theory (elastic method) and another method developed for tropical countries (called "Tropical Inglês" method). All those methods use a computacional program called "DIMP". The obtained results showed that the DIMP program may be used for flexible pavement design under any loading system and any layer materials configuration, allowing the investigation of a larger number of possible solutions to be simulated. From the dimensioning results it may be conclude that, for the conditions of our investigation, the total thicknees of the pavement is affected neither by the elastic modulus of the base layer nor by its CBR value. This thickness depends only on the subgrade layer CBF, values and on the traffic level when both DNER and tropical ingles methods are used and that this total thickness depends on the elastic moduli of the subgrade and subbase layers and on the traffic level when the elastic method is used for design. The DNER method gave a higher thickness for all our tested conditions CBR and elastic moduli values of the layers when the traffic level was maintained between 10 5 and 5x10 6 vehicles/year. For a traffic level varying between 10 3 to 10 4 vehicles/year or between 10 7 to 10 8 vehicles/year, the DNER method gave a smaller total thickness of the conditions than the one given by the elastic method. The results showed that, under all the conditions of our investigations, the Tropical Ingles led to the smallest total thickness of the pavement.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2216-
dc.date.accessioned2018-11-19T13:21:06Z-
dc.date.available2018-11-19-
dc.date.available2018-11-19T13:21:06Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectDimensionamento de pavimentos flexíveispt_BR
dc.subjectPavimentos flexíveis - dimensionamentopt_BR
dc.subjectMétodos de dimensionamento de pavimentospt_BR
dc.subjectFadiga de misturas betuminosaspt_BR
dc.subjectUmidade no subleito - pavimentospt_BR
dc.subjectMétodo tropical inglês - pavimentospt_BR
dc.subjectScaffolding for flexible floorspt_BR
dc.subjectMethods of scaffoldingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Sebastião Batista dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeComparative study of different methods of designing flexible pavements, using a computational system.pt_BR
dc.relationFINEPpt_BR
dc.relationATECELpt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Sebastião Batista dos. Estudo comparativo de diferentes métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis, utilizando-se um sistema computacional. 1984. 137f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1984.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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