Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22170
Title: A variação lexical e sociolinguística, a partir do latim na construção da língua portuguesa e o papel nas práticas de ensino: um olhar sobre o livro didático do ensino médio.
Other Titles: The lexical and sociolinguistic variation, based on Latin in the construction of the Portuguese language and its role in teaching practices: a look at the high school textbook.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Assídia Maria Soares.
PARNAÍBA, Assídia Maria Soares Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
Keywords: Língua latina;Variação lingüística;Latim clássico;Latim vulgar;Ensino de língua portuguesa;Sociolingüística;Livro didático - análise;Latin language;linguistic variation;classic latin;vulgar latin;Portuguese language teaching;sociolinguistics;textbook - analysis
Issue Date: 8-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Assídia Maria Soares. A variação lexical e sociolinguística, a partir do latim na construção da língua portuguesa e o papel nas práticas de ensino: um olhar sobre o livro didático do ensino médio . 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Desde a origem da língua latina até o surgimento das línguas neolatinas, a língua portuguesa passou por diversas modificações. Portanto, o trabalho com a variação lexical em sala de aula, pelo viés sociolinguístico, a partir do estudo evolutivo da língua portuguesa, possibilita um ensino mais coerente e uma maior compreensão acerca dos fenômenos presentes na linguagem. O objetivo geral deste trabalho é evidenciar a importância de trabalhar em sala de aula o conceito de variação linguística, pelo viés lexical e sociolinguístico, a partir do latim. Fazendo um percurso pela história e evolução da língua portuguesa a fim de compreender o fenômeno de variação linguística e desmitificar o conceito de “certo” e “errado” imposto na língua. Para tanto, como objetivos específicos, iremos analisar como a variação lexical é trabalhada no livro didático, Se Liga na Língua, do 1° ano do ensino médio, dos autores Ormundo e Siniscalchi (2016), em seguida, desenvolver uma proposta de atividade para o ensino de variação linguística, que aborde o tratamento da variação lexical, pelo viés sociolinguístico ligado diretamente com a construção da língua portuguesa, a fim de desenvolver um aprendizado mais reflexivo. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram utilizadas as seguintes referências como embasamento teórico: as contribuições de Cardoso (s/d), sobre a formação histórica lexical da língua portuguesa, Labov (2008), sobre os padrões sociolinguísticos, Assis (s/d), sobre a história da língua portuguesa, Bagno contribuindo com a gramática histórica (2007) e Basílio, sobre a teoria lexical (2016). A metodologia utilizada foi uma pesquisa de cunho bibliográfico, pois foram utilizados materiais já publicados, como livros, teses e artigos científicos. A partir desta pesquisa exploramos o percurso evolutivo da língua latina até o surgimento das línguas neolatinas e os aspectos da variação lexical e sua contribuição para a construção da língua portuguesa. Possibilitando, desenvolver, com isso, uma nova perspectiva de ensino, voltada para o trabalho com a variação linguística, a partir das variedades lexicais que construíram a língua portuguesa, para que assim, seja cessado a ideia de certo e errado na língua.
Abstract: From the origin of the Latin language to the emergence of the Neo-Latin languages, the Portuguese language underwent several modifications. Therefore, working with lexical variation in the classroom, from a sociolinguistic perspective, based on the evolutionary study of the Portuguese language, enables a more coherent teaching and a greater understanding of the phenomena present in language. The general objective of this work is to elucidate the importance of working on the concept of linguistic variation in the classroom, from a lexical and sociolinguistic perspective, starting from Latin. Taking a journey through the history and evolution of the Portuguese language in order to understand the phenomenon of linguistic variation and demystify the concept of “right” and “wrong” imposed on the language. Therefore, as specific objectives, we will analyze how lexical variation is worked in the textbook, Se Liga na Lingua, from the 1st year of high school, by the authors Ormundo and Siniscalchi (2016), then develop an activity proposal to the teaching of linguistic variation, which addresses the treatment of lexical variation, through a sociolinguistic bias directly linked to the construction of the Portuguese language, in order to develop a more reflective learning. For the development of this research, the following references were used as theoretical basis: the contributions of Cardoso (s/d), on the lexical historical formation of the Portuguese language, Labov (2008), on the sociolinguistic patterns, Assis (s/d), on the history of the Portuguese language, Bagno contributing to historical grammar (2007) and Basilio to lexical theory (2016). The methodology used was a bibliographic research, as previously published materials were used, such as books, theses and scientific articles. From this research we explore the evolutionary path of the Latin language until the emergence of neo-Latin languages and the aspects of lexical variation and its contribution to the construction of the Portuguese language. Enabling, with this, to develop a new teaching perspective, focused on working with linguistic variation, starting from the lexical varieties that built the Portuguese language, so that the idea of right and wrong in the language is end.
Keywords: Língua latina
Variação lingüística
Latim clássico
Latim vulgar
Ensino de língua portuguesa
Sociolingüística
Livro didático - análise
Latin language
linguistic variation
classic latin
vulgar latin
Portuguese language teaching
sociolinguistics
textbook - analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22170
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASSÍDIA MARIA SOARES ALVES. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA.2021.pdf Assídia Maria Soares Alves. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2021.2.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.