Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22171
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, M. J. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5997781867458778pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1IDLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1BEZERRA, Jaqueline de Jesus.
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoAs estratégias de leitura contribuem significativamente com o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, visto que a leitura é um processo de interação social em que o leitor interage com o texto, de modo ativo e crítico, atribuindo-lhe sentido. Nessa perspectiva, traçamos como objetivo para esta pesquisa: articular estratégias de leitura para o 9° ano do Ensino Fundamental com o gênero meme. Com o intuito de atingi-lo, discutimos concepções e estratégias de leitura, sujeito e linguagem com ênfase na teoria dos gêneros; construímos um arcabouço teórico sobre os gêneros textuais, destacando os gêneros digitais; e elaboramos um Guia de Orientações Didático-Pedagógicas com estratégias de leitura com o gênero Meme. Para fundamentar a pesquisa, buscamos suporte na teoria dos gêneros com base nos estudos de Bakhtin (2000) sobre gêneros discursivos; nas reflexões sobre leitura em Koch e Elias (2010, 2017), Coracini (2002), entre outros; sobre estratégias de leitura em Solé (1998) e Koch e Elias (2012); também abordamos o ensino da leitura apoiado nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1997) e na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018); sobre o conceito do gênero meme e a sua composição textual em Dawkins (1975), Silva (2016), Marcuschi (2008) entre outros. Ao lado da teoria, nos utilizamos da pesquisa bibliográfica qualitativa de natureza aplicada. Como resultado, elaboramos um material técnico para o trabalho com a leitura voltado para a sala de aula sob o nome de Guia de Orientações Didático-Pedagógicas com estratégias de leitura com o gênero meme.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA leitura do MEME na sala de aula do 9º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2021-09-30
dc.description.abstractReading strategies significantly contribute to the development of student learning, as reading is a process of social interaction in which the reader interacts with the author of the text, in the text, in an active and critical way, giving it meaning. From this perspective, we outline as our objective for this research to articulate reading strategies for the 9th grade of Elementary School classes with the meme genre. In order to achieve it, we discussed reading concepts and strategies, subject and language with an emphasis in genre theory; we have developed a theoretical framework on textual genres, highlighting digital genres, and we have created a Didactic-Pedagogical Orientation Guide with meme genre reading strategies. To support the research, we sought the support of the genre theory based on the studies by Bakhtin (2000) on discursive genres; on the reflections on reading by Koch and Elias (2010, 2017), studies by Coracini (2002) among others; on reading strategies by Solé (1998) and Koch and Elias (2012); we also approach the reading teaching supported by the National Curriculum Parameters - PCN (BRASIL, 1997) and the Common National Curriculum Base - BNCC (BRASIL, 2018); on the concept of the meme genre and its textual composition by Dawkins (1975), Silva (2016) and Marcuschi (2008) among others. We also have used as a theoretical basis the qualitative bibliographic research of an applied nature. As a result, we developed a technical material for working with reading aimed at the classroom called Didactic-Pedagogical Guide to Reading Strategies of the Meme Genre.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22171
dc.date.accessioned2021-11-29T13:05:57Z
dc.date.available2021-11-29
dc.date.available2021-11-29T13:05:57Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectGênero Memept_BR
dc.subjectLeitura e ensinopt_BR
dc.subjectGêneros textuais e ensinopt_BR
dc.subjectLeitura de Memespt_BR
dc.subjectTeoria dos gênerospt_BR
dc.subjectReading strategiespt_BR
dc.subjectGenre Memept_BR
dc.subjectReading and teachingpt_BR
dc.subjectTextual genres and teachingpt_BR
dc.subjectMeme Readingpt_BR
dc.subjectTheory of genrespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Maria Josenilza de Oliveira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading the MEME in the 9th grade classroom of elementary school.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Maria Josenilza de Oliveira. A leitura do MEME na sala de aula do 9º ano do ensino fundamental. 2021. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOSENILZA DE OLIVEIRA SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2021.pdfMaria Josenilza de Oliveira Sousa. TCC. Licenciatura em Letras Língua Portuguesa. 2021.1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.