Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22177
Title: Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas.
Other Titles: An intervention proposal for teaching subordinate clauses adjectives.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Cícera Daianny Santana dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BEZERRA, Jaqueline de Jesus.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
Keywords: Gramática;Jogo;Orações subordinadas adjetivas;Gramática e ensino;Gramática - educação básica;Jogo em sala de aula;Gramática no jogo de tabuleiro;Grammar;Match;Subordinate adjective clauses;grammar and teaching;grammar - basic education;classroom game;grammar in the board game
Issue Date: 30-Sep-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Cícera Daianny Santana dos. Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas. 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino da gramática é pauta de discussão permanente, uma vez que a Gramática Normativa é a escolha de a maioria das escolas da educação básica. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo: propor uma estratégia dinamizadora para o estudo das orações subordinadas adjetivas. Para atingi-lo, construímos uma base teórica dos estudos gramaticais, com ênfase nas orações subordinadas adjetivas; discutimos o trabalho com a gramática em sala de aula, com base em reflexões sobre a abordagem descritiva; e construímos um jogo como proposta de intervenção para o estudo das orações subordinadas adjetivas. Para tanto, a base teórica sobre gramática é a descritiva, baseada nas reflexões de Perini (2010) e de Sautchuk (2010); e sobre jogos na escola fundamenta-se nos estudos de Almeida (2013). Seguimos a metodologia da pesquisa bibliográfica aplicada, de abordagem qualitativa. Como resultados desta pesquisa, temos uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas em turmas do 9° ano do Ensino Fundamental com uma adaptação do jogo de tabuleiro cujas peças são semelhantes a de um tabuleiro tradicional.
Abstract: Grammar teaching is subject of permanent discussion, since prescriptive grammar is the choice of most elementary schools. In this sense, this research aims to propose a dynamic strategy for the study of adjective subordinate clauses. To achieve it, we have developed a theoretical basis for grammatical studies, with an emphasis on adjective subordinate clauses; we discuss working with grammar in the classroom based on reflections on the descriptive approach and we have developed a game as an intervention proposal for the study of adjective subordinate clauses. Therefore, our theoretical basis on grammar is descriptive and based on the reflections by Perini (2010) and Sautchuk (2010); about the use of games at school, our research is based on studies by Almeida (2013). We follow the methodology of applied bibliographic research with a qualitative approach. As a result of this research, we have an intervention proposal for teaching subordinate adjective clauses in 9th grade of elementary school classes with an adaptation of the board game whose pieces are similar to those of a traditional board.
Keywords: Gramática
Jogo
Orações subordinadas adjetivas
Gramática e ensino
Gramática - educação básica
Jogo em sala de aula
Gramática no jogo de tabuleiro
Grammar
Match
Subordinate adjective clauses
grammar and teaching
grammar - basic education
classroom game
grammar in the board game
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22177
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍCERA DAIANNY SANTANA DOS SANTOS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2021..pdfCícera Daianny Santana dos Santos. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2021.987.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.