Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22177
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.referee1BEZERRA, Jaqueline de Jesus.
dc.contributor.referee2BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.description.resumoO ensino da gramática é pauta de discussão permanente, uma vez que a Gramática Normativa é a escolha de a maioria das escolas da educação básica. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo: propor uma estratégia dinamizadora para o estudo das orações subordinadas adjetivas. Para atingi-lo, construímos uma base teórica dos estudos gramaticais, com ênfase nas orações subordinadas adjetivas; discutimos o trabalho com a gramática em sala de aula, com base em reflexões sobre a abordagem descritiva; e construímos um jogo como proposta de intervenção para o estudo das orações subordinadas adjetivas. Para tanto, a base teórica sobre gramática é a descritiva, baseada nas reflexões de Perini (2010) e de Sautchuk (2010); e sobre jogos na escola fundamenta-se nos estudos de Almeida (2013). Seguimos a metodologia da pesquisa bibliográfica aplicada, de abordagem qualitativa. Como resultados desta pesquisa, temos uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas em turmas do 9° ano do Ensino Fundamental com uma adaptação do jogo de tabuleiro cujas peças são semelhantes a de um tabuleiro tradicional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleUma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas.pt_BR
dc.date.issued2021-09-30
dc.description.abstractGrammar teaching is subject of permanent discussion, since prescriptive grammar is the choice of most elementary schools. In this sense, this research aims to propose a dynamic strategy for the study of adjective subordinate clauses. To achieve it, we have developed a theoretical basis for grammatical studies, with an emphasis on adjective subordinate clauses; we discuss working with grammar in the classroom based on reflections on the descriptive approach and we have developed a game as an intervention proposal for the study of adjective subordinate clauses. Therefore, our theoretical basis on grammar is descriptive and based on the reflections by Perini (2010) and Sautchuk (2010); about the use of games at school, our research is based on studies by Almeida (2013). We follow the methodology of applied bibliographic research with a qualitative approach. As a result of this research, we have an intervention proposal for teaching subordinate adjective clauses in 9th grade of elementary school classes with an adaptation of the board game whose pieces are similar to those of a traditional board.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22177
dc.date.accessioned2021-11-29T13:59:02Z
dc.date.available2021-11-29
dc.date.available2021-11-29T13:59:02Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectOrações subordinadas adjetivaspt_BR
dc.subjectGramática e ensinopt_BR
dc.subjectGramática - educação básicapt_BR
dc.subjectJogo em sala de aulapt_BR
dc.subjectGramática no jogo de tabuleiropt_BR
dc.subjectGrammarpt_BR
dc.subjectMatchpt_BR
dc.subjectSubordinate adjective clausespt_BR
dc.subjectgrammar and teachingpt_BR
dc.subjectgrammar - basic educationpt_BR
dc.subjectclassroom gamept_BR
dc.subjectgrammar in the board gamept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Cícera Daianny Santana dos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn intervention proposal for teaching subordinate clauses adjectives.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Cícera Daianny Santana dos. Uma proposta de intervenção para o ensino das orações subordinadas adjetivas. 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍCERA DAIANNY SANTANA DOS SANTOS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2021..pdfCícera Daianny Santana dos Santos. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2021.987.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.