Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22179
Title: O ensino de análise linguística durante a pandemia da COVID-19 nas escolas de Ensino Fundamental II da cidade de Aurora – CE.
Other Titles: The teaching of linguistic analysis during the COVID-19 pandemic in Elementary Schools II in the city of Aurora - CE
???metadata.dc.creator???: GONÇALVES, Francisco Alex de Luna.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: HOLANDA, Francisco José.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA, Vanice Lacerda de Melo.
Keywords: Análise lingüística;Ensino remoto;Ensino fundamental;Ensino presencial;Tecnologia na educação;linguistic analysis;remote teaching;Elementary School;face-to-face teaching;technology in education
Issue Date: 4-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GONÇALVES, Francisco Alex de Luna. O ensino de análise linguística durante a pandemia da COVID-19 nas escolas de Ensino Fundamental II da cidade de Aurora – CE . 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho com a análise linguística no período pandêmico é o objeto de estudo desta pesquisa. Nesse contexto entram as novas tecnologias, considerando que a modalidade de ensino neste período foi o remoto que é realizado por meio dessas tecnologias. Nessa direção, o objetivo geral é verificar como tem sido o trabalho com a análise linguística no contexto da modalidade de ensino remoto no nível Fundamental II da cidade de Aurora-CE, em comparação com o ensino presencial. Na intenção de atingi-lo, discutimos as concepções de análise linguística, com ênfase na mediação em sala de aula; descrevemos como ocorrem as práticas de análise linguística nas modalidades de ensino remoto e presencial; e comparamos as formas de análise linguística realizadas em ambas as modalidades. Para tanto, nos fundamentamos nos estudos de Antunes (2007), Bezerra e Reinaldo (2020) sobre análise linguística, bem como nas colocações de Travaglia (2003) sobre a gramática e o seu uso nas escolas. Foram usadas, também, as concepções de língua e linguagem de Geraldi (1997).O campo de pesquisa foi a cidade de Aurora-CE, e os colaboradores foram seis docentes de Língua Portuguesa, de escolas públicas e privadas, com quem fizemos uma entrevista.Após a análise dos dados, chegamos aos seguintes resultados: o estudo com a análise linguística está acontecendo, embora os professores tenham tido dificuldades iniciais de adaptação à modalidade remota; a distância dificulta saber as dificuldades dos alunos, embora se percebeu maior protagonismo da aprendizagem de análise linguística. Percebeu-se também uma defasagem desse estudo no ensino remoto em relação ao presencial e dissertam que vai continuar usando as tecnologias em suas aulas.
Abstract: Working with linguistic analysis in the pandemic period is the main objective of this research. In this context, new technologies enter, considering that the teaching modality in this period was the remote one that is carried out through these technologies. In this sense, the general objective is to verify how the work with linguistic analysis has been developed in the context of the remote teaching modality at the Elementary School level II in Aurora-CE, in comparison with the face-to-face teaching. In order to reach it, we discuss the concepts of linguistic analysis, with an emphasis on mediation in the classroom; we also describe how linguistic analysis practices occur in remote and face-to-face teaching modalities, and we have compared the forms of linguistic analysis carried out in both modalities. Therefore, we have based ourselves on studies by Antunes (2007), Bezerra and Reinaldo (2020) on linguistic analysis, as well as on the statements by Travaglia (2003) on grammar and its use in schools. Geraldi's conceptions of language and language (1997) were also used. The research field was the town of Aurora-CE, and the collaborators were six Portuguese language teachers from public and private schools, with whom we conducted an interview. After analyzing the data, we reached the following results: the study with linguistic analysis is underway, although the teachers had initial difficulties in adapting to the remote modality; distance makes it difficult to know the students' difficulties, although a greater role in the learning of linguistic analysis was perceived. It was also noticed a lag in this study in remote teaching in relation to face-to-face and they say that they were going to continue to use those technologies in their classes.
Keywords: Análise lingüística
Ensino remoto
Ensino fundamental
Ensino presencial
Tecnologia na educação
linguistic analysis
remote teaching
Elementary School
face-to-face teaching
technology in education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22179
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO ALEX DE LUNA GONÇALVES. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2021.pdfFrancisco Alex de Luna Gonçalves. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2021.1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.