Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2218
Title: Propriedades termofísicas de polpa de açaí (Euterpe oleracea Mart.)
Other Titles: Thermophysical properties of açaí pulp (Euterpe oleracea Mart.)
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Edimir andrade.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: QUEIROZ, Alexandre José de Melo.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: FIGUEIRÊDO, Rossana Maria Feitosa de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTI-MATA, Mário Eduardo Rangel Moreira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALSINA, Odelsia Leonor Sanches de.
Keywords: Polpa de açaí;Euterpe oleracca Mart.;Propriedades termofísicas - polpa de açaí;Açaí
Issue Date: 26-Sep-2001
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Edimir Andrade. Propriedades termofísicas de polpa de açaí (Euterpe oleracea Mart.). 2001. 97f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Agrícola), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba - Campus II Campina Grande - Brasil, 2001.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho teve como objetivo caracterizar a polpa de açaí (Euterpe oleracea Mart.) quanto às propriedades fisico-químicas, determinar as principais propriedades termofísicas em temperaturas acima do ponto de congelamento, utilizar modelos da literatura para predizer estas propriedades e propor modelos de predição como função da concentração, do teor de umidade e da temperatura a partir dos dados experimentais. Foram produzidos três tipos de amostras em função do teor de sólidos totais: açaí Tipo A (15,2%), Tipo B (12,5%) e Tipo C (9,7%). A caracterização fisico-química e química do açaí Tipo A foi feita através da determinação do pH, acidez total, lipídios, proteínas, teor de sólidos solúveis e insolúveis, umidade, cinzas c antocianinas. Os valores da massa específica, difusividade térmica, calor específico e condutividade térmica foram determinados pelos métodos: picnométrico, cilindro infinito (DICKERSON, 1965), das misturas e por método indireto, respectivamente. A massa específica variou entre 1.024,93 e 1.007,17 kg/m', a difusividade térmica média determinada num intervalo de temperatura entre 23°C e 60°C teve valor de 1,432.IO"7 m2/°C, o valor médio obtido para o calor específico foi de 3,684 kJ/kg°C e para a condutividade térmica de 0,54 W/m°C. Dos modelos propostos em literatura os de CONSTENLA et al. (1989), RIEDEL (1969), SJJEBEL (1892) e TELIS-ROMERO et al. (1998), predisseram melhor os valores de massa específica, difusividade térmica, calor específico e condutividade térmica, respectivamente, com diferenças percentuais máximas de 0,41%, 0,90%, 3,20% e 3,46%, cm relação aos valores experimentais.
Keywords: Polpa de açaí
Euterpe oleracca Mart.
Propriedades termofísicas - polpa de açaí
Açaí
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Agrícola.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2218
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Agrícola.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDIMIR ANDRADE PEREIRA - DISSERTAÇÃO PPGEA 2001..pdfEdimir Andrade Pereira - Dissertação PPGEA 2001.9.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.