Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22195
Title: A prática docente no contexto da pandemia de COVID-19: reflexões sobre limites, exclusões e possibilidades.
Other Titles: Teaching practice in the context of the pandemic of COVID-19: reflections on limits, exclusions and possibilities.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Thalita Moreira de Carvalho.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Katia Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MESQUITA, Katia Carina.
Keywords: Prática docente e Covid-19;Ferramentas digitais;Formação continuada;Escola e tecnologias;Tecnologias de informação e comunicação;Ensino remoto;Teaching Practice and Covid-19;Digital tools.;Continuing education;School and technologies;Information and communication technologies;Remote teaching
Issue Date: 25-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Thalita Moreira de Carvalho. A prática docente no contexto da pandemia de COVID-19: reflexões sobre limites, exclusões e possibilidades. 2021. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22195
???metadata.dc.description.resumo???: Durante séculos o professor precisou adaptar-se às transformações e mudanças na sociedade para se adequar às novas gerações de alunos, essas mudanças nunca foram tão intensas. A partir da década de 1970 sobre o contexto da Terceira Revolução Industrial e sobretudo a Revolução Informacional vivemos grandes mudanças na sociedade em especial na forma como passamos a nos comunicar, o surgimento do computador e da internet possibilitou grandes avanços para a sociedade principalmente na área da educação, os aparatos tecnológicos e a internet se tornou uma ótima ferramenta para aprendizagem na escola. Com o avanço do novo Coronavírus, causador da doença denominada COVID19, provocou uma grande crise, atingindo várias áreas da sociedade. Na educação tornou-se necessária a adoção do ensino remoto, como medida de distanciamento social. As aulas remotas se tornaram um desafio para todas as instituições de ensino. O presente estudo tem por objetivo identificar os principais desafios e dificuldades da prática docente sobre o contexto da pandemia de covid19 em nível de ensino médio. O trabalho de abordagem qualitativa foi desenvolvido a partir da aplicação de um questionário via online com questões abertas e fechadas, participaram 6 (seis) professores de ensino médio da área de humanas das escolas públicas Senador José Gaudêncio e Escola Técnica Cidadã Integral Inácio Antonino localizadas na cidade de Serra Branca no cariri ocidental paraibano. A falta de investimento na educação acaba dificultando o acesso à internet não só dos professores, mas também dos alunos, dificulta a realização das aulas remotas e prejudica o interesse dos alunos. Conclui-se assim, que é necessária maior atuação da família e das redes de ensino, como também investimento em recursos tecnológicos, por parte do governo e do estado, para que proporcione maior qualidade e conforto para que o ensino remoto gere menos consequências negativas no processo de aprendizagem.
Abstract: For centuries the teacher has had to adapt to the transformations and changes in society in order to adapt to the new generations of students; these changes have never been so intense. From the 1970s on, in the context of the Third Industrial Revolution and, above all, the Information Revolution, we have experienced great changes in society, especially in the way we started to communicate. The emergence of the computer and the internet has enabled great advances for society, especially in the area of education; the technological apparatus and the internet have become a great tool for learning at school. With the advance of the new Coronavirus, the cause of the disease called COVID19, it caused a major crisis, affecting several areas of society. In education it became necessary to adopt remote teaching, as a measure of social distance. Remote classes have become a challenge for all educational institutions. The present study aims to identify the main challenges and difficulties of teaching practice on the context of the covid19 pandemic at the high school level. The qualitative work was developed through the application of an online questionnaire with open and closed questions. Six (6) high school teachers of the humanities area of the public schools Senador José Gaudêncio and Escola Técnica Cidadã Integral Inácio Antonino, located in the city of Serra Branca in Cariri, Paraiba. The lack of investment in education hinders the access to the internet not only for the teachers but also for the students, making it difficult to hold remote classes and hindering the interest of the students. In conclusion, it is necessary that the family and the educational networks act more, as well as the government and the state invest in technological resources, in order to provide more quality and comfort for the remote teaching to generate less negative consequences in the learning process.
Keywords: Prática docente e Covid-19
Ferramentas digitais
Formação continuada
Escola e tecnologias
Tecnologias de informação e comunicação
Ensino remoto
Teaching Practice and Covid-19
Digital tools.
Continuing education
School and technologies
Information and communication technologies
Remote teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22195
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THALITA MOREIRA DE CARVALHO ARAÚJO - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2021.pdfThalita Moreira de carvalho Araújo - TCC Ciências Sociais 2021.484.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.