Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22197
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA FILHO, Osmar Luiz da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA FILHO, Osmar Luiz da.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2435948027090412pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Silvana Vieira de.-
dc.contributor.referee2ARANHA, Gervácio Batista.-
dc.description.resumoA intenção deste trabalho monográfico é analisar as políticas ferroviárias no estado do Ceará, do ponto de vista das tramas políticas e seus desdobramentos discursivos que circundam as concessões férreas. Desse modo, examinaremos as transformações que essas políticas de implantação férrea sofreram no período de transição do Império para a República, enfatizando o modo como os políticos cearenses reivindicavam no Senado e na Câmara, a construção ou prolongamento das estradas de ferro em seu estado. Por fim, debatemos as grandes obras de engenharia executadas pela Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS), no combate aos efeitos das secas no Nordeste, e qual foi o impacto dessas obras em pequenos municípios do interior cearense, em especial os da região Centro-Sul. Em suma, chegamos à conclusão de que os bens do Estado como obras, cargos públicos e etc. foram marcados durante o Império e na Primeira Republica pela apropriação particular de agentes político-econômicos, não sendo diferente as estradas de ferro no Ceará, que tiveram seus projetos de construção influenciados pelos interesses privados desses grupos de poder. Dito isso, percebemos que essas práticas vão se adaptando aos diferentes momentos sociais que o Brasil passa nesse período de mudanças entre o fim do Império e início da República.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleEstradas de ferro: tramas políticas, relações de poder e seus discursos no Ceará e região (1877-1923).pt_BR
dc.date.issued2021-10-18-
dc.description.abstractThe intention of this monographic work is to analyze the railway policies in the state of Ceará, from the point of view of the political plots and their discursive developments that surround the railway concessions. In this way, we will examine the transformations that these policies of railway implantation underwent in the transition period from Empire to Republic, emphasizing the way in which Ceará politicians claimed in the Senate and Chamber, the construction or extension of the railways in their state. Finally, we discussed the major engineering works carried out by the Inspection of Works Against Drought (IFOCS), in combating the effects of droughts in the Northeast, and what was the impact of these works in small municipalities in the interior of Ceará, especially those in the Central-South region. Thus, we come to the conclusion that State assets such as works, public offices, etc. were marked during the Empire and the First Republic by the private appropriation of political-economic agents, the railways in Ceará being no different, which had their construction projects influenced by the private interests of these power groups. That said, we realize that these practices are adapting to the different social moments that Brazil goes through in that period of change between the end of the Empire and the beginning of the Republic.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22197-
dc.date.accessioned2021-11-30T10:50:37Z-
dc.date.available2021-11-30-
dc.date.available2021-11-30T10:50:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCeará - históriapt_BR
dc.subjectHistória ferroviáriapt_BR
dc.subjectFerroviapt_BR
dc.subjectCeará - história políticapt_BR
dc.subjectPrimeira repúblicapt_BR
dc.subjectInspetoria Federal de Obras Contra a Secapt_BR
dc.subjectCeará - history-
dc.subjectRailway history-
dc.subjectRailroad-
dc.subjectCeará - political history-
dc.subjectFirst republic-
dc.subjectFederal Inspectorate of Works Against Drought-
dc.subjectEstradas de ferro - CEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Francisco Wellington Dantas.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRailroads: political plots, power relations and their discourses in Ceará and region (1877-1923).pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Francisco Wellington Dantas. Estradas de ferro: tramas políticas, relações de poder e seus discursos no Ceará e região (1877-1923). 2021. 119f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO WELLINGTON DANTAS BARBOSA. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2021.pdfFrancisco Wellington Dantas Barbosa. TCC. Licenciatura em História. 2021.10.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.