Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22205
Title: O estágio supervisionado como espaço de construção dos saberes docentes no ensino de história.
Other Titles: The supervised internship as a space for the construction of teaching knowledge in history teaching.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Janete Soares da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Israel Soares de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMILO, Janaina Valeria Pinto.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa.
Keywords: História - ensino;Prática pedagógica;Estágio;Ensino médio;Prática docente;History - teaching;Teaching practice;Internship;High school;Teaching practice
Issue Date: 15-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Janete Soares da. O estágio supervisionado como espaço de construção dos saberes docentes no ensino de história. 2021. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar o Estágio Supervisionado enquanto espaço significativo na formação pedagógica e dos saberes docentes no Ensino de História a partir de uma experiência no Ensino Médio na cidade de Cachoeira dos Índios - PB. Para isso, procuramos fazer um estudo de caso na Escola Estadual Professor Adalberto de Sousa Oliveira. Fazendo uma análise utilizando diferentes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica sobre o ensino de História, observação da escola e das aulas de história e análise da prática docente. A pesquisa foi realizada durante o período de realização do estágio supervisionado II, realizado no ensino médio no ano de 2018. Buscando refletir sobre o ensino de história e a prática docente usamos como embasamento teórico as contribuições conceituais de: Libâneo (1990) Bittencourt (2008), Schmidit (2004), Zabala (1998), Tardif (2002), para a partir da perspectiva desses autores refletir sobre o ensino de história e a prática pedagógica no ensino médio. Além disso, problematizamos o estágio enquanto campo de pesquisa em história, levando em consideração sua importância na formação docente.
Abstract: This Course Conclusion Work aims to analyze the Supervised Internship as a significant space in pedagogical training and teaching knowledge in History Teaching from an experience in High School in the city of Cachoeira dos Índios - PB. For that, we tried to make a case study in the State School Professor Adalberto de Sousa Oliveira. Making an analysis using different methodological procedures: literature review on the teaching of History, observation of the school and history classes and analysis of teaching practice. The research was carried out during the period of supervised internship II, carried out in high school in 2018. Seeking to reflect on the teaching of history and teaching practice, we used as theoretical foundation the conceptual contributions of: Libâneo (1990) Bittencourt (2008 ), Schmidit (2004), Zabala (1998), Tardif (2002), from the perspective of these authors to reflect on the teaching of history and pedagogical practice in high school. Furthermore, we problematize the internship as a field of research in history, taking into account its importance in teacher education.
Keywords: História - ensino
Prática pedagógica
Estágio
Ensino médio
Prática docente
History - teaching
Teaching practice
Internship
High school
Teaching practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22205
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANETE SOARES DA COSTA. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2021.pdfJanete Soares da Costa. TCC. Licenciatura em História. 2021.859.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.