Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2221
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALMEIDA, Salomão Pereirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0078586074219346pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Diogo Diniz Pereira da Silva e.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, D. D. P. S. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5154042218439017pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Aparecido Jesuíno de.-
dc.contributor.referee2VIEIRA, Vandenberg Lopes.-
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos uma proposta de ensino de números complexos através de resolução de problemas. Nosso intuito é criar um material com aplicação direta na sala de aula de Matemática na educação básica, contribuindo para o enriquecimento do ensino de números complexos. Reconstituímos parcialmente a sua história destacando motivos que levaram os matemáticos da época à descoberta destes números. São propostos problemas que envolvem conceitos básicos que são resolvidos usando Números Complexos. Estes problemas envolvem Álgebra, Geometria Plana e Analítica, Trigonometria, Séries e Aritmética.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleNúmeros complexos para o ensino médio: uma abordagem com história, conceitos básicos e aplicações.pt_BR
dc.date.issued2013-03-
dc.description.abstractIn this work we propose a problem-solving approach to teaching Complex Numbers. Our aim is to create a material with direct application in the mathematics classroom in Secondary school, to contribute to enrich the teaching of Complex Numbers. We reconstructed partially their history leading the reader to feel the real reasons why mathematicians of that time discovered such numbers. We present some problems involving basic concepts that are solved by using Complex Numbers. These problems are related to Algebra, Plane Geometry, Trigonometry, Arithmetic and Series.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2221-
dc.date.accessioned2018-11-19T15:51:42Z-
dc.date.available2018-11-19-
dc.date.available2018-11-19T15:51:42Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectNúmeros complexospt_BR
dc.subjectEquações algébricaspt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectComplex numberspt_BR
dc.subjectAlgebraic equationspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Salomão Pereira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, S. P. de. Números complexos para o ensino médio: uma abordagem com história, conceitos básicos e aplicações. 2013. 53 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2221pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SALOMÃO PEREIRA DE ALMEIDA – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2013.pdfSalomão Pereira de Almeida– DISSERTAÇÃO (PPGMAT) 2013402.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.