Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2223
Title: Análise da axiomatização da geometria espacial nos livros didáticos do ensino médio.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Juanbélia Wanderlei de Azevêdo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FREITAS, Luciana Roze de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MAIA JÚNIOR, Braúlio.
Keywords: Geometria espacial;Livros didáticos;Ensino médio;Método axiomático;Spatial geometry;Didatic books;High school;Axiomatic method
Issue Date: Aug-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, J. W. de A. Análise da axiomatização da geometria espacial nos livros didáticos do ensino médio. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2223
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo principal contribuir com o processo de ensino aprendizagem da Matemática, em especial com o da Geometria Espacial. Faremos a análise de dois livros didáticos, verificando se a metodologia utilizada na apresentação da Geometria Espacial favorece a motivação e aprendizagem do aluno. Teremos como foco, analisar a forma como o método axiomático é apresentado nos capítulos que introduzem o estudo da Geometria Espacial e, se estes livros podem ajudar ao professor a desenvolver um raciocínio lógico dedutivo nos seus alunos. Incluímos, também, um capítulo onde apresentamos os conceitos básicos do sistema dedutivo para professores que atuam no ensino médio, proporcionando-lhes informações que venham complementar seus conhecimentos, enriquecendo suas metodologias no ensino da Geometria. Esperamos que este trabalho tenha utilidade aos que ensinam e, principalmente, aos que aprendem.
Abstract: This work aims to contribute to the Math teaching-learning process, focusing on Geometry. Two textbooks will be analyzed, verifying if the methodology applied in teaching Spacial Geometry favors pupil?s learning and motivate them. Our focus is to analyze the way in which the axiomatic method is introduced in the chapters that present the Spacial Geometry and how these books can help the teacher to develop a logical-deductive reasoning in their pupils. There is also a chapter in which basic concepts about the deductive system is presided to the on teachers who teach in High Schools, giving them information that can complete their knowledge, enriching their methodologies in Geometry teaching. It is expected that this work has utility to the ones who teach and, mostly, to the ones that learn.
Keywords: Geometria espacial
Livros didáticos
Ensino médio
Método axiomático
Spatial geometry
Didatic books
High school
Axiomatic method
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2223
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUANBÉLIA WANDERLEI DE AZEVÊDO FERREIRA – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2015.pdfJuanbélia Wanderlei de Azevêdo Ferreira – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 20159.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.