Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22232
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/1587726556477554pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesQUEIROGA, M. G.pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Elri Bandeira de.
dc.contributor.referee2SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumoOs contos de fadas vêm encantando, há séculos, muitas gerações com enredos e criaturas maravilhosos, parte delas trazida da oralidade. Os heróis e heroínas destes contos destacam-se como elementos primordiais na trama, não apenas pela centralidade como protagonistas, mas por representarem características que dialogam com a sociedade em que tais histórias circularam. Na maioria das vezes pensa-se apenas na figura masculina como protagonista destas histórias, ou seja, o herói, atrelado a características como força, coragem e bravura, elementos muitas vezes pouco creditados às personagens femininas. No entanto, como podemos observar neste estudo, a figura feminina também pode assumir o protagonismo, pois mesmo que seja descrita como delicada, sensível ou bondosa, as heroínas também possuem atributos que as caracterizam como tal: a esperteza, o bom caráter e a destreza são alguns exemplos. Partindo destas questões analisaremos contos de fadas clássicos para demonstrar a trajetória de heróis e heroínas, observando as características em comum entre eles, além de confrontar versões de um mesmo conto que circularam em diferentes épocas e lugares. Nossa proposta é de cunho bibliográfico, de natureza qualitativa e embasamo-nos em autores como Propp (1969), Campbell (1949), Cademartori (2010), Coelho (1987), Merege (2019), Reis (2014), Zipes (2012), Todorov (1975) e Kothe (2000), entre outros. Esperamos despertar no leitor do gênero em questão a curiosidade pela composição e estruturação em que tais narrativas foram criadas, além de estimular a leitura. Portanto, é de fundamental importância que o tema mencionado, seja debatido e estudado com mais ênfase por pesquisadores e estudiosos, avaliando os reais fatores que fazem da figura heroica um elemento necessário para entendermos a diversificação, contextualização e formação da sociedade ao longo dos tempos, além de preservar essas histórias para as futuras gerações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA trajetória do herói/heroína: uma análise de protagonista de contos de fadas.pt_BR
dc.date.issued2021-10-18
dc.description.abstractThe fairy tales have been marveling many generations for centuries with its extraordinary stories and creatures; part of these fairy tales came from orality. Such tales highlight their heroes as the main element of the plot, not just as merely protagonists, but as representatives of many characteristics that are related and speak directly with the society the story circles around. In the majority of cases, it is only thought about the male figure as the protagonist of the plot, that is, the hero, carrying with himself strength, courage and bravery, those elements are very rarely associated with female characters. However, in this study it will be presented that the female figure is also capable of taking the protagonist role; even though many times they are described as delicate, sensitive or generous, they can also be the hero of the story considering they have attributes for doing so, for example: cleverness, dexterity and good character. Having said that, classic fairy tales will be analyzed in this study in order to show the trajectory of the hero and the heroine, observe their common characteristics, and compare versions of the same tale told in different eras. This research derives from a bibliographical nature, qualitative sampling, based on author such as Vladmir Propp (1969), Campbell (1949), Cademartori (2010), Coelho (1987), Merege (2019), Reis (2014), Zipes (2012), Todorov (1975), Kothe (2000) and others. It is expected through this paper to awake on the reader of fairy tales the curiosity to know the composition and structure in which the narrative has been created, and stimulate the desire to read. Thus, it is primarily important for the theme mentioned here to be debated and studied with bigger emphasis by researchers and scholars, evaluating the factors that make the heroic figure a necessary element for the comprehension of diversification, contextualization and formation of the society throughout times, also preserving these stories for future generations.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22232
dc.date.accessioned2021-12-01T11:58:11Z
dc.date.available2021-12-01
dc.date.available2021-12-01T11:58:11Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstudo literáriopt_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectHeroína Cinderelapt_BR
dc.subjectHeroína Rapunzelpt_BR
dc.subjectHeroína Vasilissapt_BR
dc.subjectContos de fadas - herói e heroínapt_BR
dc.subjectliterary studypt_BR
dc.subjectFairy talept_BR
dc.subjectheroine cinderellapt_BR
dc.subjectRapunzel heroinept_BR
dc.subjectHeroine Vasilissapt_BR
dc.subjectFairy Tales - Hero and Heroinept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Marlysson Aerton de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe trajectory of the hero/heroine: an analysis of the protagonist of fairy tales.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marlysson Aerton de. A trajetória do herói/heroína: uma análise de protagonista de contos de fadas. 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARLYSSON AERTON DE OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2021.pdfMarlysson Aerton de Oliveira. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2021.403.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.