Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22234
Title: O gênero MEME na sala de aula: uma proposta de intervenção didática aplicável no Ensino fundamental II
Other Titles: The MEME genre in the classroom: a proposal for a didactic intervention applicable in Elementary School II.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Taynar Galvão da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
Keywords: Gêneros textuais;Texto multimodal;Meme;Multiletramentos;Letramento;Textual genres;Multimodal text;Multiliteracies;literacy
Issue Date: 8-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Taynar Galvão da. O gênero MEME na sala de aula: uma proposta de intervenção didática aplicável no Ensino fundamental II . 2021. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. 
???metadata.dc.description.resumo???: O propósito para a realização desta pesquisa é o de analisar a importância do texto multimodal como um recurso escolar relevante para o ensino-aprendizagem em sala de aula e de que forma esta estratégia de ensino pode contribuir com as práticas pedagógicas, dada as suas características que envolvem a linguagem verbal e não verbal, assim como também se utiliza de recursos tecnológicos e uma vasta manifestação de linguagens, como: gestos, sons, imagens, textos etc. Nesse contexto, destacamos a contribuição do trabalho com os gêneros textuais como principal ferramenta pedagógica de ensino, capaz de desenvolver habilidades de leitura e compreensão de textos de forma dinâmica, na perspectiva dos multiletramentos, pois apresenta uma proposta que contribui significativamente para a ampliação do repertório cultural do discente, fundamentando-se na cultura de referência. O gênero utilizado foi o digital meme, devido a ser um dos principais gêneros das mídias digitais, que é utilizado através das tecnologias, mas, sobretudo, está diretamente inserido no contexto social e cultural dos alunos, considerando suas práticas sociais e escolares, a fim de prepará-los para atuar de forma crítica na sociedade. Nessa perspectiva, a referida pesquisa tem como objetivo geral mostrar a importância dos multiletramentos, por meio de textos multimodais, mais conhecidos como os gêneros textuais, e a sua importância para o desenvolvimento da leitura e da compreensão de textos, levando em consideração que os alunos são os próprios construtores dos seus conhecimentos, e que o ensino-aprendizagem deve ocorrer através da sua bagagem sócio-cultural. Para fundamentar o trabalho contamos, principalmente, com os aportes teóricos de Bakhtin (1997 e 2003) e a sua visão acerca do texto, juntamente com Koch (1997), e sobre os gêneros textuais ao lado também de Marcuschi (2002 e 2008) e Bronckart (1999). Soares (2009), com o seu conceito de letramentos e Rojo (2012), sobre os multiletramentos e textos multimodais multisemióticos, dentre outros. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa baseada em Prodanov e Freitas (2013), cuja definição tem como principal finalidade buscar aparato teórico em trabalhos já publicados e discussões científicas como dissertações, livros etc. Como resultado, o trabalho traz uma proposta de intervenção através do uso da sequência didática para trabalhar o gênero digital meme em sala de aula, de acordo com os aportes teóricos de Joaquim Dolz, Michèle Noverraz e Bernard Schneuwly (2004).
Abstract: The purpose of this research is to analyze the importance of the multimodal text as a relevant school resource for teaching-learning in the classroom and how this teaching strategy can contribute to pedagogical practices, given its characteristics that involve verbal and non-verbal language, as well as use of technological resources and a wide range of languages, such as: gestures, sounds, images, texts, etc. In this context, we highlight the contribution of working with textual genres as the main pedagogical teaching tool, capable of dynamically developing reading and text comprehension skills, from the perspective of multiliteracies, as it presents a proposal that significantly contributes to the expansion of the repertoire student's cultural background, based on the reference culture. The genre used was the digital meme, as it is one of the main genres of digital media, which is used through technologies, but, above all, it is directly inserted in the social and cultural context of students, considering their social and school practices, in order to prepare them to act critically in society. In this perspective, the aforementioned research aims to show the importance of multiliteracies, through multimodal texts, better known as textual genres, and its importance for the development of reading and text comprehension, taking into account that students they are the builders of their knowledge, and that teaching-learning must occur through their socio-cultural baggage. To support this work, we rely mainly on the theoretical contributions of Bakhtin (1997 and 2003) and his view of the text, along with Koch (1997), and on textual genres alongside Marcuschi (2002 and 2008) and Bronckart (1999). Soares (2009), with his concept of literacies and Rojo (2012), on multiliteracies and multi-semiotic multimodal texts, among others. As for the methodology, it is a bibliographic research with a qualitative approach based on Prodanov and Freitas (2013), whose definition has as main purpose to seek theoretical apparatus in published works and scientific discussions such as dissertations, books etc.As a result, the work presents an intervention proposal through the use of didactic sequence to work the digital meme genre in the classroom, according to the theoretical contributions of Joaquim Dolz, Michèle Noverraz and Bernard Schneuwly (2004).
???metadata.dc.description.resumen???: El propósito de esta investigación es analizar la importancia del texto multimodal como recurso escolar relevante para la enseñanza y aprendizaje en el aula y cómo esta estrategia de enseñanza puede contribuir para las prácticas pedagógicas, teniendo en cuenta sus características que involucran el lenguaje verbal y no verbal, así como el uso de recursos tecnológicos y una amplia gama de lenguajes, como: gestos, sonidos, imágenes, textos etc. En este contexto, destacamos el aporte del trabajo con los géneros textuales como principal herramienta pedagógica de enseñanza, capaz de desarrollar dinámicamente las habilidades de lectura y comprensión de textos, desde la perspectiva de la multiletramientos, para lo cual presentamos una propuesta que contribuye significativamente a la expansión del repertorio cultural del alumno, basado en la cultura de referencia. El género utilizado fue el meme, por ser uno de los principales géneros de los medios digitales, el cual se utiliza a través de las tecnologías, pero, sobre todo, se inserta directamente en el contexto social y cultural de los alumnos, considerando sus prácticas sociales y escolares, con el objetivo de prepararlos para actuar críticamente en la sociedad. Desde esta perspectiva, la investigación mencionada tiene como objetivo mostrar la importancia de la multiletramiento, a través de textos multimodales, más conocidos como géneros textuales, y su importancia para el desarrollo de la lectura y la comprensión de textos, teniendo en cuenta que los estudiantes deben ser los constructores de sus propios conocimientos, y que la enseñanza-aprendizaje debe ocurrir a través de su bagaje sociocultural. Para sustentar la investigación, nos apoyamos principalmente en las teorías de Bakhtin (1997 y 2003) y su visión del texto, junto con Koch (1997), y en géneros textuales junto a Marcuschi (2002 y 2008) y Bronckart (1999). Soares (2009), con su concepto de alfabetizaciones y Rojo (2012), sobre multialfabetizaciones y textos multimodales multisemióticos, entre otros. A cerca de la metodología, se trata de una investigación bibliográfica con enfoque cualitativo basada en Prodanov y Freitas (2013), cuya definición tiene como finalidad principal buscar aparatos teóricos en trabajos publicados y discusiones científicas como disertaciones, libros etc. Como resultado, el trabajo trae una propuesta de intervención a través del uso de secuencia didáctica para trabajar el género digital meme en la escuela, según los aportes teóricos de Joaquim Dolz, Michèle Noverraz y Bernard Schneuwly (2004).
Keywords: Gêneros textuais
Texto multimodal
Meme
Multiletramentos
Letramento
Textual genres
Multimodal text
Multiliteracies
literacy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22234
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAYNAR GALVÃO DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA. 2021.pdfTaynar Galvão da Silva. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2021.596.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.