Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22235
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/3113048156455491pt_BR
dc.creator.LattesBARROS, V. Fpt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.referee1GONÇALVES, Joice Élida Alves.
dc.contributor.referee2SILVA, Telma Cristina Gomes da.
dc.description.resumoA educação precisa caminhar em consonância com a evolução tecnológica, o que nem sempre acontece. Nas últimas décadas, as práticas de ensino ganharam novas ferramentas, principalmente no que concerne ao uso da tecnologia, cujo letramento digital é um destaque. Nessa perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a inserção do chat como gênero do Letramento Digital na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica, com o intento de elaborar uma intervenção que o contemple. Para tal: discutimos a importância que o letramento digital desempenha na atualidade e suas contribuições para o ensino de Língua Portuguesa; descrevemos como a BNCC apresenta o trabalho com o gênero digital no Ensino Fundamental, especificamente o gênero chat; e construímos um Caderno de Leitura com o gênero digital chat apoiado na BNCC. Esta pesquisa se fundamenta na teoria do letramento de Soares (1998) e Kleiman (1995) como também na questão dos gêneros textuais/discursivos sob as reflexões de Bakhtin (1997) e Marcuschi (2002; 2005; 2008), dialogando com a BNCC (BRASIL, 2018), entre outros. A pesquisa se caracteriza como análise do conteúdo da BNCC (BRASIL, 2018) com abordagem qualitativa. Após analisarmos a BNCC (BRASIL, 2018), o documento mais atual que normatiza o ensino no Brasil, apresenta significativas contribuições para trabalhar com a leitura de maneira contextualizada, levando em conta os novos letramentos, e oferece mecanismos para os professores trabalharem nas aulas de modo mais dinâmico e atrativo, com o intuito de formar cidadãos mais críticos. Como produto final, resultante da análise, elaboramos um Caderno de Leitura com o gênero digital chat apoiado na BNCC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleLetramento digital no 7º ano do ensino fundamental: uma proposta de leitura com foco no gênero CHAT .pt_BR
dc.date.issued2021-09-30
dc.description.abstractEducation needs to walk in line with the evolution of technology, which does not always happen. In recent decades, teaching practices have gained new tools, especially with regard to the use of technology, whose digital literacy is highlighted. From this perspective, the general objective of this research is to analyze the insertion of chat as a genre of Digital Literacy in the National Common Curriculum Base (BNCC) for Basic Education, with the aim of developing an intervention that contemplates it. For this, we discuss the importance that digital literacy plays nowadays and its contributions to the teaching of Portuguese; we describe how BNCC presents the work with the digital genre in Elementary School, specifically the chat genre; and we built a Reading Book of digital chat genre supported by the BNCC. This research is based on the literacy theory of Soares (1998) and Kleiman (1995) as well as on the issue of textual/discursive genres under the reflections of Bakhtin (1997) and Marcuschi (2002; 2005; 2008), dialoguing with BNCC (BRASIL, 2018), among other. The research is characterized as content analysis of the BNCC (BRASIL, 2018) with a qualitative approach. After analyzing the BNCC (BRASIL, 2018), the most current document that regulates teaching in Brazil, presents significant contributions to working with reading in a contextualized way, taking into account the new literacies, and offers mechanisms for teachers to work in classes of a more dynamic and attractive way, in order to form more critical citizens. As a final product, resulting from the analysis, we created a Reading Book with the digital chat genre supported by the BNCC.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22235
dc.date.accessioned2021-12-01T12:35:34Z
dc.date.available2021-12-01
dc.date.available2021-12-01T12:35:34Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação á distânciapt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectChatpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular - BNCCpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectdistance educationpt_BR
dc.subjectdigital literacypt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectCommon National Curriculum Base - BNCCpt_BR
dc.subjectbasic educationpt_BR
dc.subjectliteracypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Viviane Ferreira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDigital literacy in the 7th year of elementary school: a reading proposal focusing on the CHAT genre.pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Viviane Ferreira. Letramento digital no 7º ano do ensino fundamental: uma proposta de leitura com foco no gênero CHAT . 2021. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIVIANE FERREIRA BARROS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2021..pdfViviane Ferreira Barros. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2021.800.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.