Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22235
Title: Letramento digital no 7º ano do ensino fundamental: uma proposta de leitura com foco no gênero CHAT .
Other Titles: Digital literacy in the 7th year of elementary school: a reading proposal focusing on the CHAT genre.
???metadata.dc.creator???: BARROS, Viviane Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GONÇALVES, Joice Élida Alves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Telma Cristina Gomes da.
Keywords: Educação á distância;Letramento digital;Gêneros textuais;Chat;Base Nacional Comum Curricular - BNCC;Educação básica;Letramento;distance education;digital literacy;Textual genres;Common National Curriculum Base - BNCC;basic education;literacy
Issue Date: 30-Sep-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARROS, Viviane Ferreira. Letramento digital no 7º ano do ensino fundamental: uma proposta de leitura com foco no gênero CHAT . 2021. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: A educação precisa caminhar em consonância com a evolução tecnológica, o que nem sempre acontece. Nas últimas décadas, as práticas de ensino ganharam novas ferramentas, principalmente no que concerne ao uso da tecnologia, cujo letramento digital é um destaque. Nessa perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a inserção do chat como gênero do Letramento Digital na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica, com o intento de elaborar uma intervenção que o contemple. Para tal: discutimos a importância que o letramento digital desempenha na atualidade e suas contribuições para o ensino de Língua Portuguesa; descrevemos como a BNCC apresenta o trabalho com o gênero digital no Ensino Fundamental, especificamente o gênero chat; e construímos um Caderno de Leitura com o gênero digital chat apoiado na BNCC. Esta pesquisa se fundamenta na teoria do letramento de Soares (1998) e Kleiman (1995) como também na questão dos gêneros textuais/discursivos sob as reflexões de Bakhtin (1997) e Marcuschi (2002; 2005; 2008), dialogando com a BNCC (BRASIL, 2018), entre outros. A pesquisa se caracteriza como análise do conteúdo da BNCC (BRASIL, 2018) com abordagem qualitativa. Após analisarmos a BNCC (BRASIL, 2018), o documento mais atual que normatiza o ensino no Brasil, apresenta significativas contribuições para trabalhar com a leitura de maneira contextualizada, levando em conta os novos letramentos, e oferece mecanismos para os professores trabalharem nas aulas de modo mais dinâmico e atrativo, com o intuito de formar cidadãos mais críticos. Como produto final, resultante da análise, elaboramos um Caderno de Leitura com o gênero digital chat apoiado na BNCC.
Abstract: Education needs to walk in line with the evolution of technology, which does not always happen. In recent decades, teaching practices have gained new tools, especially with regard to the use of technology, whose digital literacy is highlighted. From this perspective, the general objective of this research is to analyze the insertion of chat as a genre of Digital Literacy in the National Common Curriculum Base (BNCC) for Basic Education, with the aim of developing an intervention that contemplates it. For this, we discuss the importance that digital literacy plays nowadays and its contributions to the teaching of Portuguese; we describe how BNCC presents the work with the digital genre in Elementary School, specifically the chat genre; and we built a Reading Book of digital chat genre supported by the BNCC. This research is based on the literacy theory of Soares (1998) and Kleiman (1995) as well as on the issue of textual/discursive genres under the reflections of Bakhtin (1997) and Marcuschi (2002; 2005; 2008), dialoguing with BNCC (BRASIL, 2018), among other. The research is characterized as content analysis of the BNCC (BRASIL, 2018) with a qualitative approach. After analyzing the BNCC (BRASIL, 2018), the most current document that regulates teaching in Brazil, presents significant contributions to working with reading in a contextualized way, taking into account the new literacies, and offers mechanisms for teachers to work in classes of a more dynamic and attractive way, in order to form more critical citizens. As a final product, resulting from the analysis, we created a Reading Book with the digital chat genre supported by the BNCC.
Keywords: Educação á distância
Letramento digital
Gêneros textuais
Chat
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Educação básica
Letramento
distance education
digital literacy
Textual genres
Common National Curriculum Base - BNCC
basic education
literacy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22235
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIVIANE FERREIRA BARROS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2021..pdfViviane Ferreira Barros. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2021.800.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.