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dc.creator.IDVITAL, G. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA JUNIOR, Josean da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA JUNIOR, J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9926427437369371pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Fernanda Raquel Roberto.-
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Augusto José da Silva.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursoengpoducaoCDSA.2021.tccmon.vital-
dc.description.resumoO estudo foi realizado em uma empresa do ramo automotivo, que possui como atividade principal reparos em veículos, mais precisamente em uma oficina de lanternagem e pintura. O setor, no qual está inserida a empresa objeto de estudo da pesquisa, ocupa, atualmente, o sétimo lugar no ranking industrial automotivo e a nova posição em relação ao mercado consumidor. Mesmo não sendo o fator decisivo, as afirmações anteriores comprovam a necessidade da atividade de lanternagem e pintura, levando essas empresas a se atualizarem cada vez mais para atender o máximo possível da demanda. Assim, um dos fatores essenciais dessa atualização são as medidas de segurança do trabalho, que faz da empresa um lugar apropriado para o desenvolvimento produtivo e bem-estar dos colaboradores. Decorrente desse fator crucial, estudos devem ser feitos visando a identificação dos agentes que causam a insegurança no ambiente, o que faz desse trabalho relevante, pois a partir dele serão analisados os riscos presentes na empresa, que podem estar impossibilitando a empresa de crescer no mercado mediante a falta de segurança durante as etapas de sua atividade. Almejando os dados necessários para esse estudo, tornou-se necessária a aplicação de ferramentas de análises como o Mapa de Risco para identificar os tipos de riscos presentes nas áreas de operação, Análise Preliminar de Riscos (APR) e Matriz de Risco com o intuito de categorizar os riscos perante suas causas, efeitos, possíveis consequências, frequência, gravidade e nível de tolerância. Para atingir o objetivo geral do trabalho, as medidas mitigadoras obtidas a partir da ferramenta 5W2H, foram dadas como satisfatórias perante a proposta de estudo. A obtenção dos dados necessários para análise e desenvolvimento do mapa de risco e APR, foi preciso 3 visitas técnicas a empresa e um questionário. Por fim, esse trabalho também ajudou a corroborar a classificação dessa atividade de lanternagem e pintura, como atividades e operações perigosas perante a NR-16.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAnálise dos riscos em uma oficina de lanternagem e pintura.pt_BR
dc.date.issued2021-10-08-
dc.description.abstractThe study was carried out in a company in the automotive sector, whose main activity is vehicle repairs, more precisely in a body shop and paint shop. The sector, in which the company studied in the research is located, currently occupies the seventh place in the automotive industrial ranking and the new position in relation to the consumer market. Even though it is not the decisive factor, the previous statements prove the need for bodyshop and painting activities, leading these companies to update themselves more and more to meet the maximum demand possible. Thus, one of the essential factors of this update are the work safety measures, which make the company an appropriate place for the productive development and well-being of employees. As a result of this crucial factor, studies must be carried out to identify the agents that cause insecurity in the environment, which makes this work relevant, as it will analyze the risks present in the company, which may be making it impossible for the company to grow in the market due to the lack of security during the stages of its activity. Aiming at the data necessary for this study, it became necessary to apply analysis tools such as the Risk Map to identify the types of risks present in the areas of operation, Preliminary Risk Analysis (PRA) and Risk Matrix in order to categorize risks according to their causes, effects, possible consequences, frequency, severity and level of tolerance. To achieve the general objective of the work, the mitigating measures obtained from the 5W2H tool, were considered satisfactory in view of the study proposal. Obtaining the necessary data for analysis and development of the risk map and APR required 3 technical visits to the company and a questionnaire. Finally, this work also helped to corroborate the classification of this bodywork and painting activity as dangerous activities and operations under NR-16.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22255-
dc.date.accessioned2021-12-01T20:39:34Z-
dc.date.available2021-12-01-
dc.date.available2021-12-01T20:39:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRiscos em ambiente de trabalhopt_BR
dc.subjectOficina de lanternagem e pinturapt_BR
dc.subjectSegurança do trabalhopt_BR
dc.subjectRiscos ocupacionaispt_BR
dc.subjectRisks in the work environmentpt_BR
dc.subjectBodywork and painting workshoppt_BR
dc.subjectSafety at workpt_BR
dc.subjectOccupational hazardspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVITAL, Gilson da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRisk analysis in a body shop and painting workshop.pt_BR
dc.identifier.citationVITAL, Gilson da Silva. Análise dos riscos em uma oficina de lanternagem e pintura. 2021. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22255pt_BR
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