Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22286
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1FERREIRA JUNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/4132315893586224pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesFERREIRA JUNIOR, Nelson.pt_BR
dc.contributor.referee1DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.referee2CASTRO, Luciana Parnaíba de.
dc.description.resumoA sociedade contemporânea passa por um momento singular de revolução e evolução tecnológica e a distopia tornou-se extremamente sensível ao debate ético sobre projeções futurísticas, que teve início desde o século XIX com o advento da ficção científica. As narrativas distópicas trazem como conteúdo insatisfações de suas formas de governo e mecanismo de controles de massas frentes a ideias de liberdade e reforçam em mundo paralelo à própria realidade, ainda mais destrutiva e problemática. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise dos volumes iniciais dos mangás Attack on Titan (2009) do autor Hajime Isayama e Darling in the Franxx (2018) de Kentaro Yabuki, explorando elementos distópicos em ambas as narrativas de enredos pós-apocalípticos. Quanto ao caráter metodológico, se configura como bibliográfica e documental relacionada a análise dos mangás. Para fundamentação teórica desta pesquisa, foi utilizado os estudos escritos de Silva (2008) sobre o conceito de utopia e distopia nas narrativas; Gravett e Luyten (2006 e 2011) da concepção do gênero mangá; Baldessin e Eco (2006 e 1986) que abordam o tema ficção científica na literatura e outros textos; e Cordaro e Melo (2016) que exploram elementos distópicos no mundo pós-guerra que contribuíram para os conteúdos de mangás pós-apocalípticos. Diante do exposto, este trabalho foi possível estabelecer semelhanças com algumas obras mesmo sendo de diferentes textos entre eles: como 1984 (1949), Laranja Mecânica (1962), Admirável Mundo Novo (1932), “Super brinquedos duram o verão todo” (1982), Neon Genesis Evangelion (1994), contudo permanecendo características próprias dos quadrinhos japoneses.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleEntre muros e gigantes: uma análise dos mundos distópicos nos mangás attack on Titan e Darling in the franxx.pt_BR
dc.date.issued2021-10-18
dc.description.abstractContemporary society is going through a singular moment of revolution and technological evolution and dystopia has become extremely sensitive to the ethical debate about futuristic projections, which began in the 19th century with the advent of science fiction. Dystopian narratives bring as content the dissatisfaction of their forms of government and mass control mechanism against ideas of freedom and reinforce in a world parallel to reality itself, even more destructive and problematic. The goal of this paper is to analyze the initial volumes of the manga Attack on Titan (2009) by author Hajime Isayama and Darling in the Franxx (2018) by Kentaro Yabuki, exploring dystopian elements in both narratives of post-apocalyptic plots. As for the methodological character, it is configured as bibliographic and documentary related to the analysis of manga. For the theoretical foundation of this research, written studies by Silva (2008) on the concept of utopia and dystopia in narratives were used; Gravett and Luyten (2006 and 2011) of the conception of the manga genre; Baldessin and Eco (2006 and 1986) who address the theme of science fiction in literature and other texts; and Cordaro and Melo (2016) who explore dystopian elements in the postwar world that contributed to post-apocalyptic manga content. Given the above, this work was possible to establish similarities with some works even though they are from different texts among them: such as 1984 (1949), A Clockwork Orange (1962), Brave New World (1932), “Supertoys last all summer long” (1982), Neon Genesis Evangelion (1994), however remaining characteristic of Japanese comics.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22286
dc.date.accessioned2021-12-03T12:38:36Z
dc.date.available2021-12-03
dc.date.available2021-12-03T12:38:36Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectMangá shomempt_BR
dc.subjectAttackpt_BR
dc.subjectTitanpt_BR
dc.subjectDarling in the Franxxpt_BR
dc.subjectFicção cientificapt_BR
dc.subjectDistopiapt_BR
dc.subjecttopiapt_BR
dc.subjectliterary analysispt_BR
dc.subjectScience fictionpt_BR
dc.subjectdystopiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Juliana Silva dos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBetween walls and giants: an analysis of dystopian worlds in attack on Titan and Darling in the franxx manga.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Juliana Silva dos. Entre muros e gigantes: uma análise dos mundos distópicos nos mangás attack on Titan e Darling in the franxx. 2021. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIANA SILVA DOS SANTOS. TCC. LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA. 2021.pdfJuliana Silva dos Santos. TCC. Licenciatura em Língua Inglesa. 2021.1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.