Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22287
Title: Desafios e conquistas na participação da família no processo de alfaleitura dos educandos.
Other Titles: Challenges and achievements in family participation in the students' literacy process.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Laiana Bezerra de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FEITOSA, Belijane Marques.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
Keywords: Relação família-escola;Família e escola;Literacia familiar;Alfaleitura;Alfabetização;Leitura;Family-school relationship;Family and school;family literacy;Alpha reading;Literacy Reading
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Laiana Bezerra de. Desafios e conquistas na participação da família no processo de alfaleitura dos educandos. 2021. 32f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem por titulo Desafios e Conquistas na participação da família no processo de Alfaleitura dos Educandos, acreditamos que a família tem um papel relevante nesse processo fortalecendo a relação família e escola e o hábito de ler aos seus filhos. O objetivo de estudo é identificar a compreensão dos pais e responsáveis no processo de Alfaleitura dos filhos, como objetivo geral: compreender os desafios e conquistas na participação da família no processo de alfaleitura dos educandos. E como objetivo específicos: identificar importância da participação da família no processo de alfabetização dos educandos; Analisaro impacto do projeto literacia familiar na aprendizagem informal e formal dos alunos: Compreender a participação dos pais e responsáveis na alfabetização dos estudantes. Quando pensamos em família compreendemos pais e responsáveis. Os termos alfaleitura e alfabetização são adotados como compreensão de que os processos de alfabetização e leitura são complementares. Para fundamentação teórica temos como base Vygotsky, Piaget, Teberosky e Ferreiro, o Plano Nacional de Alfabetização (2019) o Programa Conta pra mim literacia familiar. A metodologia da pesquisa é qualitativa de tipo exploratória, realizada na escola de ensino publico, tendo como sujeitos os pais e responsáveis. Como vimos na análise da pesquisa, os pais e responsáveis tem dificuldades em acompanhar de forma efetiva seus filhos. Na maioreia das vezes vão a escola somente para o atendimento a questões burocráticas. A escola necessite construir uma cultura em que a família participe mais da escola, pois assim construirá um vínculo maior entre as duas intuições para que possam contribuir com todo o processo de aprendizagem e escolarização dos menores.
Abstract: This study is entitled Challenges and Achievements in the participation of the family in the Alpha-reading process of Educandos, we believe that the family has a relevant role in this process, strengthening the relationship between family and school and the habit of reading to their children. The objective of the study is to identify the understanding of parents and guardians in the literacy process of their children, as a general objective: to understand the challenges and achievements in the family's participation in the students' literacy process. And as specific objectives: to identify the importance of family participation in the literacy process of students; Analyze the impact of the family literacy project on the informal and formal learning of students: Understanding the participation of parents and guardians in students' literacy. When we think of family, we understand parents and guardians. The terms literacy and literacy are adopted as an understanding that the literacy and reading processes are complementary. For theoretical foundation we have as a basis Vygotsky, Piaget, Teberosky and Ferreiro, the National Literacy Plan (2019) and the Programa Conta pra me family literacy. The research methodology is qualitative of an exploratory type, carried out in public schools, with parents and guardians as subjects. As we saw in the research analysis, parents and guardians have difficulties in effectively monitoring their children. Most of the time they go to school only to attend to bureaucratic issues. The school needs to build a culture in which the family participates more in the school, as this will build a greater bond between the two intuitions so that they can contribute to the entire process of learning and schooling for minors.
Keywords: Relação família-escola
Família e escola
Literacia familiar
Alfaleitura
Alfabetização
Leitura
Family-school relationship
Family and school
family literacy
Alpha reading
Literacy Reading
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22287
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAIANA BEZERRA DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2021.pdfLaiana Bezerra de Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2021. 6.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.