Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22288
Title: O ensino remoto da língua inglesa por meio das tecnologias digitais para alunos com TDAH.
Other Titles: Remote English language teaching through digital technologies for ADHD students.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Vanessa Fernandes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CASTRO, Luciana Parnaíba de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Fabione Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CÔRREA , Adriana Moreira de Souza.
Keywords: Tecnologias digitais;Ensino remoto;Transtorno de Déficit Atenção e Hiperatividade;Aprendizagem por Design;Neurociência na educação;Língua inglesa – ensino e aprendizagem;Língua Inglesa- ensino remoto;digital technologies;remote teaching;Attention Deficit Hyperactivity Disorder;Learning by Design;neuroscience in education;English language - teaching and learning;English language - remote teaching
Issue Date: 19-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Vanessa Fernandes. O ensino remoto da língua inglesa por meio das tecnologias digitais para alunos com TDAH. 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: A globalização e o desenvolvimento das tecnologias digitais estão modificando consideravelmente a forma como interagimos e nos comunicamos, tornando o ensino da língua inglesa nos seus aspectos sociais, culturais e linguísticos fundamental nas escolas públicas. No inicio de 2020 a educação brasileira teve suas atividades presenciais suspensas devido ao isolamento social para conter o avanço da pandemia da Covid-19. Dessa forma, por determinação do Ministério da Educação, as escolas, os professores e os alunos precisaram adotar o ensino remoto emergencial e tiveram que desenvolver suas atividades e práticas pedagógicas por meio das tecnologias digitais para minimizar os efeitos da pandemia na educação. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar tecnologias digitais que possam auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no ensino remoto da língua inglesa. Temos por objetivos específicos, refletir acerca dos impactos da pandemia de Covid-19 nas aulas de língua inglesa para alunos com TDAH, visando compreender como a multimodalidade e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) podem contribuir para a aprendizagem significativa desses alunos e analisar como os professores podem utilizar a Aprendizagem por Design como ferramenta para o ensino da língua inglesa. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de revisão bibliográfica. Para essa pesquisa, utilizaremos como aporte teórico o Grupo Nova Londres (1996), Cope e Kalantzis (2005), Correio e Correio (2020), Leite (2011), Faustino e Silva (2020), Alves (2021) e Brasil (2018). Portanto, esperamos que este trabalho contribua de forma significativa nas práticas pedagógicas dos professores de língua inglesa, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem de alunos com TDAH através do compartilhamento de possibilidades nos usos das TDICs e da neurociência no ensino remoto.
Abstract: Globalization and the development of digital technologies are considerably changing the way we interact and communicate, making the teaching of the English language in its social, cultural and linguistic aspects fundamental in public schools. In the beginning of 2020 the Brazilian education had its face-to-face activities suspended due to the social isolation to contain the advance of the Covid-19 pandemic. In this way, by order of the Ministry of Education, the schools, teachers and students needed to adopt remote education and had to develop their pedagogical activities and practices through digital technologies to minimize the effects of the pandemic on basic education. In this context, the present work aims to present digital technologies that can assist the teaching and learning process of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in the remote teaching of the English language. We have for specific objectives, reflect on the impacts of the Covid-19 pandemic in English language classes for students with ADHD, aiming to understand how multimodality and Digital Information and Communication Technologies (TDICs) can contribute to the meaningful learning of these students and analyze how teachers can use Learning by Design as a tool for teaching the English language. This is a qualitative research, through bibliographic review. For this research, we will use as theoretical contribution Grupo Nova Londres (1996), Cope e Kalantzis (2005), Correio e Correio (2020), Leite (2011), Faustino e Silva (2020), Alves (2021) and Brasil (2018). Therefore, we hope that this work will significantly contribute to the pedagogical practices of English language teachers, assisting in the teaching and learning process of students with ADHD through sharing possibilities in the uses of TDICs and the neuroscience in remote education.
Keywords: Tecnologias digitais
Ensino remoto
Transtorno de Déficit Atenção e Hiperatividade
Aprendizagem por Design
Neurociência na educação
Língua inglesa – ensino e aprendizagem
Língua Inglesa- ensino remoto
digital technologies
remote teaching
Attention Deficit Hyperactivity Disorder
Learning by Design
neuroscience in education
English language - teaching and learning
English language - remote teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras Língua Inglesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22288
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESSA FERNANDES ALVES. TCC. LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA. 2021.pdfVanessa Fernandes Alves. TCC. Licenciatura em Língua Inglesa. 2021.667.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.