Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22288
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/4627941101160868pt_BR
dc.creator.LattesALVES, V. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1CASTRO, Luciana Parnaíba de.
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/5583555393096800pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesCASTRO, Luciana Parnaíba de.pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.referee2CÔRREA , Adriana Moreira de Souza.
dc.description.resumoA globalização e o desenvolvimento das tecnologias digitais estão modificando consideravelmente a forma como interagimos e nos comunicamos, tornando o ensino da língua inglesa nos seus aspectos sociais, culturais e linguísticos fundamental nas escolas públicas. No inicio de 2020 a educação brasileira teve suas atividades presenciais suspensas devido ao isolamento social para conter o avanço da pandemia da Covid-19. Dessa forma, por determinação do Ministério da Educação, as escolas, os professores e os alunos precisaram adotar o ensino remoto emergencial e tiveram que desenvolver suas atividades e práticas pedagógicas por meio das tecnologias digitais para minimizar os efeitos da pandemia na educação. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar tecnologias digitais que possam auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no ensino remoto da língua inglesa. Temos por objetivos específicos, refletir acerca dos impactos da pandemia de Covid-19 nas aulas de língua inglesa para alunos com TDAH, visando compreender como a multimodalidade e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) podem contribuir para a aprendizagem significativa desses alunos e analisar como os professores podem utilizar a Aprendizagem por Design como ferramenta para o ensino da língua inglesa. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de revisão bibliográfica. Para essa pesquisa, utilizaremos como aporte teórico o Grupo Nova Londres (1996), Cope e Kalantzis (2005), Correio e Correio (2020), Leite (2011), Faustino e Silva (2020), Alves (2021) e Brasil (2018). Portanto, esperamos que este trabalho contribua de forma significativa nas práticas pedagógicas dos professores de língua inglesa, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem de alunos com TDAH através do compartilhamento de possibilidades nos usos das TDICs e da neurociência no ensino remoto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleO ensino remoto da língua inglesa por meio das tecnologias digitais para alunos com TDAH.pt_BR
dc.date.issued2021-10-19
dc.description.abstractGlobalization and the development of digital technologies are considerably changing the way we interact and communicate, making the teaching of the English language in its social, cultural and linguistic aspects fundamental in public schools. In the beginning of 2020 the Brazilian education had its face-to-face activities suspended due to the social isolation to contain the advance of the Covid-19 pandemic. In this way, by order of the Ministry of Education, the schools, teachers and students needed to adopt remote education and had to develop their pedagogical activities and practices through digital technologies to minimize the effects of the pandemic on basic education. In this context, the present work aims to present digital technologies that can assist the teaching and learning process of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in the remote teaching of the English language. We have for specific objectives, reflect on the impacts of the Covid-19 pandemic in English language classes for students with ADHD, aiming to understand how multimodality and Digital Information and Communication Technologies (TDICs) can contribute to the meaningful learning of these students and analyze how teachers can use Learning by Design as a tool for teaching the English language. This is a qualitative research, through bibliographic review. For this research, we will use as theoretical contribution Grupo Nova Londres (1996), Cope e Kalantzis (2005), Correio e Correio (2020), Leite (2011), Faustino e Silva (2020), Alves (2021) and Brasil (2018). Therefore, we hope that this work will significantly contribute to the pedagogical practices of English language teachers, assisting in the teaching and learning process of students with ADHD through sharing possibilities in the uses of TDICs and the neuroscience in remote education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22288
dc.date.accessioned2021-12-03T12:56:38Z
dc.date.available2021-12-03
dc.date.available2021-12-03T12:56:38Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit Atenção e Hiperatividadept_BR
dc.subjectAprendizagem por Designpt_BR
dc.subjectNeurociência na educaçãopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa – ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua Inglesa- ensino remotopt_BR
dc.subjectdigital technologiespt_BR
dc.subjectremote teachingpt_BR
dc.subjectAttention Deficit Hyperactivity Disorderpt_BR
dc.subjectLearning by Designpt_BR
dc.subjectneuroscience in educationpt_BR
dc.subjectEnglish language - teaching and learningpt_BR
dc.subjectEnglish language - remote teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Vanessa Fernandes.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRemote English language teaching through digital technologies for ADHD students.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Vanessa Fernandes. O ensino remoto da língua inglesa por meio das tecnologias digitais para alunos com TDAH. 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESSA FERNANDES ALVES. TCC. LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA. 2021.pdfVanessa Fernandes Alves. TCC. Licenciatura em Língua Inglesa. 2021.667.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.