Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/222
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, R. A. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9973069465064736pt_BR
dc.contributor.advisor1CASTRO, Onireves Monteiro de.-
dc.contributor.advisor1IDCASTRO. O. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3485957168495828pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Leilane Ramos da.-
dc.contributor.referee2OLEGÁRIO, Maria da Luz.-
dc.description.resumoEsta pesquisa, de natureza exploratória, qualitativa e aplicada, teve o objetivo de diagnosticar dificuldades de aprendizagem em produções de textos de alunos do 9º ano de uma escola da rede estadual de Pernambuco. A partir do diagnóstico, propomos uma intervenção, com vistas a uma análise comparativa entre as produções iniciais e as produções finais dos alunos. O processo de intervenção, fundamentado no interacionismo sociodiscursivo, compôs-se de uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2013), estruturada em oficinas de leitura, produção e reescrita de textos do gênero textual Crônica. Como apoio didático, utilizamos o material da Olimpíada de Língua Portuguesa, de autoria de Laginestra e Pereira (2014), com adaptações. O corpus analisado é formado de 40 textos, escritos por 10 alunos. Embora 41 alunos tenham sido contemplados com a intervenção, optamos pela amostragem porque os textos apresentaram aspectos semelhantes; além disso, uma grande quantidade poderia comprometer a qualidade da análise. Na avaliação, adotamos os critérios propostos por Laginestra e Pereira (2014) para o gênero textual Crônica: pertinência ao tema; adequação ao gênero (discursiva e linguística); marcas de autoria e convenções da escrita. Quanto às estratégias de correção, utilizamos a correção textual-interativa (Ruiz, 2003), através de “bilhetes orientadores”. Em uma análise quantitativa, comparamos e mensuramos o avanço da aprendizagem em cada critério avaliado. Constatamos evolução nos textos do nível 1 (critério não atendido) para o nível 2 (critério atendido parcialmente) e nível 3 (critério atendido). A análise qualitativa e descritiva permitiu-nos perceber o impacto da sequência didática e da reescrita nas produções finais dos alunos. A intervenção possibilitou que eles refletissem sobre os aspectos textuais-discursivos e linguísticos, favorecendo a autorregulação, que conduziu ao aprimoramento dos textos. Outro aspecto observado refere-se à interlocução professor-texto-aluno, propiciada pelos “bilhetes orientadores”: a análise da relação entre o bilhete e o texto do aluno mostra a importância da interação no ensino-aprendizagem de produção de texto. Diante dos resultados apresentados, fazemos considerações sobre a formação de alunos-autores, tendo como objeto de ensino os gêneros textuais; como procedimento metodológico a sequência didática, aliada à correção textualinterativa e à reescrita como técnica de aprimoramento do texto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleProficiência escrita do aluno-autor do 9º ano do ensino fundamental: gêneros textuais e práticas de reescrita.pt_BR
dc.date.issued2015-06-17-
dc.description.abstractThis research, exploratory, qualitative and applied nature, aimed to diagnose learning difficulties in students from 9th grade text productions of a state school of Pernambuco. From the diagnosis, we propose an intervention with a view to a comparative analysis between the initial yield and final productions of the students. The process of intervention, based on the sociodiscursivo interactionism, consisted of a didactic sequence (DOLZ; Noverraz; SCHNEUWLY, 2013), structured reading workshops, production and rewrite the genre Chronic texts. As teaching aids, we use the material of the Portuguese Language Olympics, authored by Laginestra and Pereira (2014), with adaptations. The analyzed corpus is composed of 40 texts, written by 10 students. While 41 students have been awarded with the intervention, we opted for sampling because the texts had similar aspects; Furthermore, a large amount could jeopardize the quality of examination. In the evaluation, we adopted the criteria proposed by Laginestra and Pereira (2014) to the genre Chronicle: relevance to the theme; appropriateness to the genre (discursive and linguistic); authorship marks and writing conventions. As for the correction strategies, we use the textual-interactive correction (Ruiz, 2003), through "guiding tickets." In a quantitative analysis, we measure and compare the advancement of learning in each rated criteria. We note progress in the level 1 text (not met criteria) to level 2 (partially met criteria) and Level 3 (criteria met). The qualitative and descriptive analysis allowed us to understand the impact of the teaching sequence and rewrite the final productions of the students. The intervention enabled them to reflect on the textualdiscursive and linguistic aspects, encouraging self-regulation, leading to the improvement of the texts. Another aspect observed refers to the dialogue teacherstudent text, offered by the "guiding tickets": the analysis of the relationship between the ticket and student text shows the importance of interaction in the text production of teaching and learning. On the results presented, we make considerations on the formation of student-authors, with the object of teaching the genres; as a methodological procedure, the didactic sequence, coupled with textual-interactive correction and rewriting as text enhancement technique.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/222-
dc.date.accessioned2018-01-04T15:46:42Z-
dc.date.available2018-01-04-
dc.date.available2018-01-04T15:46:42Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectProdução de textopt_BR
dc.subjectGênero Textualpt_BR
dc.subjectCorreção textual-interativapt_BR
dc.subjectReescrita textualpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectLearning disabilitypt_BR
dc.subjectText Productionpt_BR
dc.subjectText Genrept_BR
dc.subjectInteractive textual correctionpt_BR
dc.subjectText rewritept_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Rosineide Alves de Almeida.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWritten proficiency of the 9th grade author-student: textual genres and rewriting practices.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rosineide Alves de Almeida. Proficiência escrita do aluno-autor do 9º ano do ensino fundamental: gêneros textuais e prática de reescrita. 2015. 126f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSINEIDE ALVES DE ALMEIDA OLIVEIRA - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2015.pdfRosineide Alves de Almeida Oliveira - Dissertação PROFLETRAS. 2015.1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.