Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22306
Title: Sujos e de pés descalços: perspectivas contra-hegemônicas para a história e o ensino de história dos povos originários.
Other Titles: Dirty and barefoot: counter-hegemonic perspectives for history and teaching the history of native peoples.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Ticiano Queiroga e.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Israel Soares de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MELO, Rosilene Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: UHLE, Ana Rita.
Keywords: Povos originários brasileiros;Historiografia;História - Brasil;Giro epistêmico;História - ensino;Livro didático;Brazilian native peoples;Historiography;History - Brazil;Epistemic turn;History - teaching;Textbook
Issue Date: 8-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Ticiano Queiroga e. Sujos e de pés descalços: perspectivas contra-hegemônicas para a história e o ensino de história dos povos originários. 2021. 121f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Os povos originários possuem cidadania brasileira por direito: por serem cidadãos e cidadãs constituintes do território nacional; por terem histórias profundamente ligadas ao surgimento do Brasil enquanto país; e por serem verdadeiros protetores do território nacional. Contudo, quando passamos para o estudo das diversas histórias dos povos tradicionais brasileiros, o que se apresenta para nós é uma profunda negligência assim como apagamentos historicamente construídos, que continuam presentes. Tendo em vista esta problemática, o presente trabalho objetivou se debruçar no que diz respeito aos processos de apagamentos dos povos originá-rios, primeiro por meio da historiografia tradicional brasileira: IHGB; Adolfo de Varnhagen; Gilberto Freyre; e, posteriormente, a tradição do Ensino de História. Mediante as análises por método qualitativo dos livros didáticos do 7º ano do Ensino Fundamental, buscou-se investi-gar se a negligência com o ensino das histórias dos povos originários ainda persiste, tendo como oriente a Lei 11.645/08, que instituiu a obrigatoriedade, por todo o Ensino Básico e Superior, do estudo mais coerente das diversas histórias de povos constituintes de um país multiétnico. Como aportes teóricos, foram utilizados os seguintes autores: Adolfo de Varnha-gen (1872); Gilberto Freyre (1972); Guimarães (1988); Aimé Césaire (1978); Fonseca (1993); Bittencourt (1997); Walter Mignolo (2003); Aníbal Quijano (2005); Gersen Baniwa (2006); Fanon (2008); Ailton Krenak (2019); entre outros. Metodologicamente foi realizada uma revi-são bibliográfica da historiografia tradicional e o levantamento de outras fontes possíveis, juntamente com as análises dos livros didáticos. Os resultados encontrados dizem muito acer-ca do histórico de apagamentos, e a modificação concreta perpassa diretamente na mudança de prática dos docentes, formandos e os com experiência em sala de aula.
Abstract: The native people of Brazil have Brazilian citizenship by right: because they are citizen con-stituents of the national territory, with histories deeply linked to the origin of Brazil as a coun-try; true protectors of the national territory. However, when we study the diversity of histories of Brazilian traditional peoples, what we see is a huge historical neglect and erasure until the present. Due to this problem, this work aims to research the processes of erasure of native peoples history. First of all through traditional Brazilian historiography: Brazilian Historical and Geographical Institute (IHGB in portuguese acronym), Adolfo de Varnhagen; Gilberto Freyre. And later the tradition of Teaching History in Brazil. through a qualitative method of analysis of 7th grade elementary school textbooks. This study seeks to investigate if the neg-ligence in teaching the histories of native people is still present, even with the Brazilian law number 11.645/08, which instituted the obligation of teaching, during the primary school and college, the diversity of histories from native peoples that make part of the country as long as it is a multiethnic nation. As theoretical contributions were based on the authors: Adolfo de Varnhagen (1872); Gilberto Freyre (1972); Guimarães (1988); Aimé Césaire (1978); Fonseca (1993); Bittencourt (1997); Walter Mignolo (2003); Aníbal Quijano (2005); Gersen Baniwa (2006); Fanon (2008); Ailton Krenak (2019); and others. Methodologically, we realized a bibliographical review of traditional historiography, a research of other possible sources and the analysis of textbooks. The results present a history of erasure and a concrete change that directly affects the practice of teachers, new college graduates and those with experience in the classroom.
Keywords: Povos originários brasileiros
Historiografia
História - Brasil
Giro epistêmico
História - ensino
Livro didático
Brazilian native peoples
Historiography
History - Brazil
Epistemic turn
History - teaching
Textbook
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22306
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TICIANO QUEIROGA E OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2021.pdfTiciano Queiroga e Oliveira. TCC. Licenciatura em História. 2021.5.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.