Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2235
Title: Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio.
Other Titles: Analysis of the contextualization of exponential function and logarithmic function in high school textbooks.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Michelle Noberta Araújo de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ANDRADE, Silvanio de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Rosana Marques da.
Keywords: Função Exponencial.;Função Logarítmica.;Livros Didáticos.;Ensino Médio.;Exponential Function.;Logarithmic Function.;Didatic Books.;High School.
Issue Date: Jul-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, M. N. A. de. Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2235
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho realizamos uma análise de como os livros didáticos de Matemática do Ensino Médio motivam o estudo das funções exponenciais e logarítmicas, e das questões contextualizadas sugeridas como atividades a serem realizadas pelos alunos. São apresentadas as justificativas das fórmulas que fornecem o valor da magnitude de um terremoto na Escala Richter, o pH de substâncias e a medida da intensidade sonora em decibéis. Trazemos também sugestões de questões contextualizadas elaboradas por nós que podem ser utilizadas pelo professor em suas atividades em sala de aula. As análises que realizamos podem servir como instrumento pedagógico, no que diz respeito às boas contextualizações, ou como suporte para a formação do professor, pois para classificarmos uma contextualização como inadequada, temos que estar embasados no conhecimento matemático e de outras áreas do saber, necessários para que nossa argumentação seja convincente.
Abstract: In this work we realized an analysis that how the Mathematics Secondary’s textbooks motivate the study of exponential and logarithmic functions, and issues contextualized as suggested activities to be performed by students. The justification of the formulas that provide the value of magnitude an earthquake in Richter scale, the pH of substances and the measurement of loudness in decibels are presented. We also bring suggestions of issues contextualized created for us that can be used by teachers in their classroom activities. The analyzes that we perform can serve like an educational tool, with regard to good contextualization or like support for teacher training, because for to qualify a contextualization like inadequate, we must be grounded in mathematical knowledge and other areas of knowledge, necessaries for our argument be convincing.
Keywords: Função Exponencial.
Função Logarítmica.
Livros Didáticos.
Ensino Médio.
Exponential Function.
Logarithmic Function.
Didatic Books.
High School.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
Tópicos Específicos de Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2235
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICHELLE NOBERTA ARAÚJO DE OLIVEIRA – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2014.pdfMichelle Noberta Araújo de Oliveira– DISSERTAÇÃO (PPGMAT) 20147.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.