Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22397
Title: Fatores que interferem no processo de aprendizagem: um estudo de caso.
Other Titles: Factors that interfere in the learning process: a case study.
???metadata.dc.creator???: ROSA, Ynara Heloisa da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Hercília Maria.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA , José Amiraldo Alves da.
Keywords: Ensino e aprendizagem;Fatores internos e externos;Interferências;Estudo de caso;Dificuldades na aprendizagem;Aprendizagem;Aluno;Teaching and learning;Internal and External Factors;Interferences;Case study;learning difficulties;Learning;Student
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROSA, Ynara Heloisa da Silva. Fatores que interferem no processo de aprendizagem: um estudo de caso. 2021. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O processo de aprendizagem é complexo e acontece de modo diferente para cada criança. Nas escolas, é comum encontrar casos de alunos com dificuldades para aprender. Pretende-se, nesse estudo, analisar os fatores internos e externos que interferem na aprendizagem. Dessa maneira, parte-se do seguinte problema de pesquisa: Como os fatores internos e externos à escola influenciam no processo de aprendizagem dos alunos? Para tanto, o objetivo geral do trabalho monográfico consiste em analisar os fatores internos e externos que interferem na aprendizagem. Os específicos, por sua vez, corres podem a identificar os fatores que interferem na aprendizagem; compreender como os professores tratam as dificuldades de aprendizagem dos alunos na escola; e, registrar quais os fatores de maior dificuldade dos alunos. A fim de alcançar os objetivos propostos, o estudo foi embasado nos trabalhos de autores, como: Fonseca (2020); Batista (2019); Tabile e Jacometo (2017); Freitas e Jabbour (2011); Dantas e Manoel (2009); Nascimento e Orth (2008); Sawaya (2006); Gimenez (2005); Yin (2005); Almeida (2001); Boruchovitch (2001); Drouet (1997); Freire (1996); Lucke e André (1986); Pain (1985); Gagné (1980). Por conseguinte, em relação ao percurso metodológico, a pesquisa é de caráter qualitativo, voltada para um caso específico. Como Instrumentos de coleta de dados, a investigação envolveu revisão bibliográfica, o exame do Projeto Político Pedagógico da instituição lócus de pesquisa, assim como a aplicação de questionários semiestruturados a educadores. A análise de dados se efetivou em torno da discussão dos fatores delimitados que interferem na aprendizagem, em observância às discussões propostas pelo aporte teórico. Ao término da pesquisa, considera-se que tanto os fatores internos como externos influenciam na aprendizagem do educando, podendo o contexto social, cultural e econômico influenciar de forma positiva ou negativa. Portanto, é importante que o professor conheça a realidade de seus alunos, para melhor adaptar as metodologias e proporcionar um pleno desenvolvimento dos estudantes. A escola articulada à família deve buscar a promoção de uma formação integral, buscando minimizar os fatores de interferência.
Abstract: The learning process is complex and happens differently for each child. In schools, it is common to find cases of students struggling to learn. It is intended, in this study, to analyze the internal and external factors that interfere in learning. Thus, it starts with the following research problem: How do factors internal and external to the school influence the learning process of students? Therefore, the general objective of the monographic work is to analyze the internal and external factors that interfere in learning. The specifics, in turn, can identify the factors that interfere with learning; understand how teachers treat students' learning difficulties at school; and, register which factors make students' most difficult. In order to achieve the proposed objectives, the study was based on the work of authors such as: Fonseca (2020); Batista (2019); Tabile and Jacometo (2017); Freitas and Jabbour (2011); Dantas and Manoel (2009); Nascimento and Orth (2008); Sawaya (2006); Gimenez (2005); Yin (2005); Almeida (2001); Boruchovitch (2001); Drouet (1997); Freire (1996); Lucke and André (1986); Pain (1985); Gagne (1980). Therefore, in relation to the methodological path, the research is qualitative in nature, focused on a specific case. As data collection instruments, the investigation involved a literature review, an examination of the Pedagogical Political Project of the institution locus of research, as well as the application of semi-structured questionnaires to educators. Data analysis was carried out around the discussion of the delimited factors that interfere with learning, in compliance with the discussions proposed by the theoretical framework. At the end of the research, it is considered that both internal and external factors influence the student's learning, and the social, cultural and economic context may influence it positively or negatively. Therefore, it is important for the teacher to know the reality of their students, in order to better adapt the methodologies and provide students with full development. The school linked to the family must seek to promote comprehensive training, seeking to minimize interference factors.
Keywords: Ensino e aprendizagem
Fatores internos e externos
Interferências
Estudo de caso
Dificuldades na aprendizagem
Aprendizagem
Aluno
Teaching and learning
Internal and External Factors
Interferences
Case study
learning difficulties
Learning
Student
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22397
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YNARA HELOISA DA SILVA ROSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2021.pdfYnara Heloisa da Silva Rosa. Monografia Pedagogia. CFP 2021.9.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.