Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/223
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDASSIS, M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6528339554630931pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Jorgevaldo de Souza.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839768107713545pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Eliane Ferraz.-
dc.contributor.referee2PEREIRA, Hérica Paiva.-
dc.description.resumoO presente trabalho estuda as novas práticas e modos de leitura e escrita emergentes no contexto do ciberespaço, da tecnologia digital e dos gêneros midiáticos, buscando refletir sobre as implicações dessas novas práticas para a formação do leitor/escritor na escola. Para sua construção, tomamos como objetivo desenvolver pesquisa sobre linguagem, gêneros midiáticos e textualidade, com vista ao estudo e à implantação de metodologias voltadas à integração entre leitura, escrita e novas tecnologias; além disso, procuramos entender como as novas tecnologias e mídias podem contribuir para a formação de leitores e para a melhoria do seu processo de escrita e, por último, propor modelos de atividades envolvendo leitura e escrita e as novas tecnologias e gêneros midiáticos. A metodologia que guiou a execução do trabalho foi o estudo bibliográfico, através de uma revisão literária para compreensão de conceitos pertinentes para o estudo em questão, além da realização de pesquisa quantitativa e qualitativa, observação de campo e uma prática experimental aplicada com alunos do 9º ano de Escola Pública de Ensino Fundamental do município de Pombal - Paraíba, uma vez que era do nosso interesse a elaboração de conhecimento calcado na observação dos modos como se constitui a leitura no espaço impresso e no digital. Para a consolidação da pesquisa, pautamo-nos em alguns conhecimentos teóricos como: Chartier (1998; 2002; 2003), Coscarelli (2002; 2009;2011), Lévy (1993; 1999; 2003), Marcuschi (2010); Moran (2013), Rojo (2005; 2015), Koch (2009) e outros que estão catalogados nas referências desse trabalho. Com a realização desse estudo, foi possível verificar que os recursos tecnológicos, com sua natureza multimodal, contribuem bastante para a formação de leitores e escritores proficientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleLeitura e escrita em sala de aula: uma proposta com uso de novas tecnologias.pt_BR
dc.date.issued2015-08-31-
dc.description.abstractThis present paper studies the News practices and writing and Reading ways emerging in the context of the cyberspace, of the digital technology and of the media genre, seeking to think over the implications of this news practices towards the training of readers/writer in the school. To its construction, we take like objective to develop research about language, media genre and textuality, with the aim the study and the implantation of methodologies focused on, furthermore we try to understand how the new technologies and media genre may contribute the training readers and the improvement of the its writing process and, finally, propose models of activities with reading and writing and the news technologies and media genres. The methodology adopted for implementation of this work was a bibliographic study, through a bibliographic literature review for understanding of relevant concepts to the research, as well as holding of quantitative and qualitative research, field observation an experimental practice applied with students of 9º year at public school in Pombal, the state of Paraíba which observed of the ways how constitute the reading in the digital and printed spaces. This approach relied on theoretical bases like: Chartier (1998; 2002; 2003), Coscarelli (2002; 2009;2011), Lévy (1993; 1999; 2003), Marcuschi (2010); Moran (2013), Rojo (2005; 2015), Koch (2009) and others which are mentioned in the references of this work. The research allowed verifying that the technological resources with their base multimodal, greatly contributes for training proficient readers and writers.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/223-
dc.date.accessioned2018-01-04T15:59:14Z-
dc.date.available2018-01-04-
dc.date.available2018-01-04T15:59:14Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçãopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectTechnology and educationpt_BR
dc.subjectMultimodalitypt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectReader Trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorASSIS, Marcicleide de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading and writing in the classroom: a proposal using new technologies.pt_BR
dc.identifier.citationASSIS, Marcicleide de Sousa. Leitura e escrita em sala de aula: uma proposta com uso de novas tecnologias. 2015. 135f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCICLEIDE DE SOUSA ASSIS - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2015.pdfMarcicleide de Sousa Assis - Dissertação PROFLETRAS. 2015.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.