Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2245
Title: Introdução à geometria: um novo enfoque de ensino e aprendizagem.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Sandro da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA SOBRINHO, Jaime Alves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LOURÊDO, Aldo Trajano.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Aparecido Jesuíno de.
Keywords: Ensino e aprendizagem;Software educativos;Geometria básica;Teaching and learning;Educational software;Basic Geometry
Issue Date: Aug-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, S. da S. Introdução à geometria: um novo enfoque de ensino e aprendizagem. 2013. 79 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2245
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho apresenta-se uma proposta de ensino com intuito de introduzir a geometria fundamental de uma forma diferente da tradicional e usual, feita por professores nos primeiros anos do Ensino Fundamental II. Esta proposta inicia-se com alguns fatos históricos, citando alguns matemáticos que surgem naturalmente no desenvolvimento de alguns dos principais conceitos geométricos. Apresentam-se os principais tópicos e conceitos de geometria plana e espacial de forma introdutória (sem demonstrações). O principal enfoque serão atividades práticas de sala de aula, em que trabalha-se conteúdos de geometria básica, buscando facilitar a compreensão por parte dos alunos. As principais ferramentas que utiliza-se, para provocar um ambiente de geometria dinâmico, na abordagem dos conteúdos trabalhados, são os softwares “SketchUp” e “Uma Pletora de Poliedros”.
Abstract: This dissertation presents a teaching proposal aiming to introduce the fundamental geometry in a different way from traditional and customary, made by teachers in the early years of elementary school II. This proposal begins with some historical facts, citing some mathematicians that arise naturally in the development of some basic geometric concepts. It is Presented the main topics and concepts of plane geometry and space, in an introductory way (without proofs). The main focus are practical activities, in classroom, working up the contents of the basic geometry, seeking to facilitate understanding by students. The main tools that is used to trigger a dynamic geometry environment, in the addressing the contents worked, are the softwares “SketchUp” and “Uma Pletora de Poliedros”.
Keywords: Ensino e aprendizagem
Software educativos
Geometria básica
Teaching and learning
Educational software
Basic Geometry
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2245
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANDRO DA SILVA LIMA – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2013.pdfSandro da Silva Lima– DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 20133.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.