Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22467
Title: Mercado consumidor de energia solar fotovoltaica no município de Sousa, PB.
Other Titles: Consumer market for photovoltaic solar energy in the city of Sousa, PB.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Meyson Dantas de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOARES, Joyce Aristércia Siqueira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SIQUEIRA, José Lucas da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Rubênia de Oliveira.
Keywords: Energia solar;Fotovoltaica;Perfil do mercado consumidor;Solução sustentável;Recursos renováveis;Impactos ambientais;Solar energy;Photovoltaic;Market profile consumer;Sustainable solution;Renewable resources;Environmental impacts
Issue Date: 21-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Meyson Dantas de. Mercado consumidor de energia solar fotovoltaica no município de Sousa, PB. 2021. 35fl. – Artigo (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB. – Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: A energia solar, entre as fontes renováveis, vem apresentando crescimento no Brasil, se mostrando uma alternativa que pode reduzir os impactos causados pelo uso de combustíveis fósseis. Na região Nordeste e, especialmente no Estado da Paraíba, o potencial de geração de energia solar fotovoltaica tem resultado em um mercado consumidor de energia significativo para a região. Desta maneira, o objetivo deste artigo consistiu em analisar o perfil do mercado consumidor de energia solar fotovoltaica no Município de Sousa, PB. Para o alcance de tal objetivo, os procedimentos metodológicos se deram a partir da aplicação de questionário para identificar fatores que influenciaram os consumidores a instalar e utilizar a energia solar fotovoltaica. Concluiu-se que o mercado consumidor desse tipo de energia é caracterizado como como residencial e comercial e são influenciados por fatores sociais, psicológicos, grupos de referência e a percepção que podem gerar aos seus pares ao utilizarem a energia solar fotovoltaica.
Abstract: Solar energy, among renewable sources, has been growing in Brazil, proving to be an alternative that can reduce the impacts caused by the use of fossil fuels. In the Northeast region, and especially in the State of Paraíba, the potential for generating photovoltaic solar energy has resulted in a significant energy consumer market for the region. Thus, the objective of this article was to analyze the profile of the photovoltaic solar energy consumer market in the Municipality of Sousa, PB. To achieve this goal, the methodological procedures were based on the application of a questionnaire to identify factors that influenced consumers to install and use photovoltaic solar energy. It was concluded that the consumer market for this type of energy is characterized as residential and commercial and is influenced by social and psychological factors, reference groups and the perception that their peers can generate when using photovoltaic solar energy.
Keywords: Energia solar
Fotovoltaica
Perfil do mercado consumidor
Solução sustentável
Recursos renováveis
Impactos ambientais
Solar energy
Photovoltaic
Market profile consumer
Sustainable solution
Renewable resources
Environmental impacts
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22467
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MEYSON DANTAS DE ARAÚJO - TCC ADMINISTRAÇÃO 2021.pdfMeyson Dantas de Araújo - TCC Administração - 2021533.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.