Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2246
Title: Estudo de função afim através da modelagem matemática.
???metadata.dc.creator???: CAMELO, Soraya Martins.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Rosana Marques da.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: SOUZA, Aparecido Jesuino de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Maria Isabelle.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Jefferson Abrantes dos.
Keywords: Modelagem matemática;Aula inovadora;Função afim;Mathematical modeling;Innovative class;Related function
Issue Date: Aug-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAMELO, S. M. Estudo de função afim através da modelagem matemática. 2013. 41 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2246
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho, propomos a utilização de modelagem matemática como uma ferramenta no estudo de funções. Com este objetivo, sugerimos uma atividade relacionada com a escolha do melhor plano de telefonia móvel entre três empresas. Esta atividade focase sobre os princípios básicos de modelagem matemática, a partir da escolha do tema e as hipóteses feitas no processo até a obtenção de uma função afim (objeto de estudo) que modela o custo de cada empresa, concluindo com uma análise crítica dos resultados encontrados. Esta atividade foi desenvolvida com a intenção de motivar os alunos, valendo-se do interesse que o tema pode despertar, num processo que irá ajudá-los a consolidar o conceito de função, serem autônomos, capazes de pensar e construirem suas próprias estratégias para resolver problemas. A proposta é adequada aos alunos do primeiro ano do ensino médio e pressupõe que os mesmos já construíram os conceitos básicos envolvidos neste assunto.
Abstract: In this work, we propose the use of mathematical modeling as a tool in the study of functions. With this goal, we suggest an activity related to choosing the best mobile phone plan between three companies. This activity is focused on the basic principles of mathematical modeling, from the choice of the topic and the assumptions made in the process to the obtention of an affine function (object of study) that models the cost of each company, concluding with a critical analysis of the found results. This activity was developed intending to motivate students, using the interest that it can arouse in a process that will help them consolidate the concept of function, be autonomous, able to think and build their own strategies for solving problems. The proposal is appropriate for students in the first year of high school and assumes that students have already built the basic concepts involved in this subject.
Keywords: Modelagem matemática
Aula inovadora
Função afim
Mathematical modeling
Innovative class
Related function
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2246
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SORAYA MARTINS CAMELO – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2013.pdfSoraya Martins Camelo– DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2013604.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.