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Title: Design e inclusão durante pandemia de Covid19: relação entre cuidador e artefatos para estimulação em ambiente domiciliar de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.
???metadata.dc.creator???: FAUSTINO, Caio Méssala da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VELOSO, Isis Tatiane de Barros Macedo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PASCHOARELLI, Luis Carlos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Itamar Ferreira da.
Keywords: Ambiente doméstico;Tecnologia assistiva;Ergonomia cognitiva;Paralisia cerebral;Covid19;SARSCOV2;Home environment;Assistive technology;Cognitive ergonomics;Cerebral palsy
Issue Date: 3-Sep-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FAUSTINO, Caio Méssala da Silva. Design e inclusão durante pandemia de covid19: relação entre cuidador e artefatos para estimulação em ambiente domiciliar de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. 101 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: O atraso no desenvolvimento neuropsicomotor é descrito como uma série de desordens posturais e de movimento gerando limitações à criança acometida. Atribuída a um grupo de distúrbios não progressivos decorrentes de lesão do cérebro em maturação, dividese em 5 níveis, que sofrem variação de acordo com o comprometimento de cada indivíduo. Como consequência, os cuidadores dessas crianças realizam deslocamento aos centros de tratamento, entretanto, devido à pandemia do SARSCOV2, decretada em 11 de março de 2020, os atendimentos presenciais foram paralisados, adotando a implantação de telemonitoramento baseado na Resolução COFFITO nº 516/2020. Sendo o cuidador um intermediário da relação entre as atividades de estimulação e a criança, realizando atividades em domicílio, amparados por consultas multidisciplinares de forma remota possibilitando a interação entre o cuidador, ambiente e artefatos, ou pelo envio prévio de material norteador detendo instruções para realização das atividades. O objetivo da pesquisa visa avaliar a relação desenvolvida entre o cuidador de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e os artefatos presentes no processo de estimulação em ambiente domiciliar, com metodologia caracterizada segundo uma abordagem exploratóriadescritiva, dividida em 3 etapas, com amostra composta por 5 profissionais de reabilitação e 15 cuidadores, atendendo a princípios éticos com as etapas de pesquisa planejadas, exigindo controle sobre os eventos comportamentais. Como resultados a pesquisa apontou a importância da inserção da experiência do cuidador durante a idealização e confecção de artefatos voltados a estimulação, tendo em vista que um produto não deve atender as necessidades do usuário em detrimento do bemestar físico e emocional do cuidador responsável pela mediação entre o usuário e o equipamento.
Abstract: A delay in psychomotor development is described as a series of postural and movement disorders that limit the affected child. It belongs to a group of nonprogressive disorders resulting from damage to the maturing brain and is divided into 5 levels depending on the impairment of each individual. As a result, caregivers of these children take them to treatment centers. However, the declaration of the SARSCOV2 pandemic on March 11, 2020, resulted in the suspension of facetoface care and the adoption of telemonitoring, based on COFFITO Resolution No. 516/2020. As such, the caregiver acts as an intermediary in the relationship between the stimulation activities and the child when performing the activities at home. They are supported by remote multidisciplinary consultations that enable the interaction between the caregiver, environment and objects, or by the prior sending of guidelines with instructions for performance of the activities. The aim of the study is to evaluate the relationship developed between the caregiver of children with a delay in psychomotor development and the objects used in the stimulation process in the home environment. The methodology used is characterized as an exploratorydescriptive approach, divided into 3 stages, with a sample composed of 5 rehabilitation professionals and 15 caregivers. It follows ethical principles during the planned stages of the research, requiring control over behavioral events. The results of the study point to the importance of including the caregiver's experience during the design and manufacture of objects aimed at stimulation. This considers that a product should not meet the user's needs to the detriment of the physical and emotional wellbeing of the caregiver responsible for mediation between the user and the equipment.
Keywords: Ambiente doméstico
Tecnologia assistiva
Ergonomia cognitiva
Paralisia cerebral
Covid19
SARSCOV2
Home environment
Assistive technology
Cognitive ergonomics
Cerebral palsy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Design
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22477
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