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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6134049076741309pt_BR
dc.contributor.advisor1VELOSO, Isis Tatiane de Barros Macedo.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6335832410995233pt_BR
dc.contributor.referee1PASCHOARELLI, Luis Carlos.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8521603444193259pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Itamar Ferreira da.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7437181641061519pt_BR
dc.description.resumoO atraso no desenvolvimento neuropsicomotor é descrito como uma série de desordens posturais e de movimento gerando limitações à criança acometida. Atribuída a um grupo de distúrbios não progressivos decorrentes de lesão do cérebro em maturação, dividese em 5 níveis, que sofrem variação de acordo com o comprometimento de cada indivíduo. Como consequência, os cuidadores dessas crianças realizam deslocamento aos centros de tratamento, entretanto, devido à pandemia do SARSCOV2, decretada em 11 de março de 2020, os atendimentos presenciais foram paralisados, adotando a implantação de telemonitoramento baseado na Resolução COFFITO nº 516/2020. Sendo o cuidador um intermediário da relação entre as atividades de estimulação e a criança, realizando atividades em domicílio, amparados por consultas multidisciplinares de forma remota possibilitando a interação entre o cuidador, ambiente e artefatos, ou pelo envio prévio de material norteador detendo instruções para realização das atividades. O objetivo da pesquisa visa avaliar a relação desenvolvida entre o cuidador de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e os artefatos presentes no processo de estimulação em ambiente domiciliar, com metodologia caracterizada segundo uma abordagem exploratóriadescritiva, dividida em 3 etapas, com amostra composta por 5 profissionais de reabilitação e 15 cuidadores, atendendo a princípios éticos com as etapas de pesquisa planejadas, exigindo controle sobre os eventos comportamentais. Como resultados a pesquisa apontou a importância da inserção da experiência do cuidador durante a idealização e confecção de artefatos voltados a estimulação, tendo em vista que um produto não deve atender as necessidades do usuário em detrimento do bemestar físico e emocional do cuidador responsável pela mediação entre o usuário e o equipamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDesignpt_BR
dc.titleDesign e inclusão durante pandemia de Covid19: relação entre cuidador e artefatos para estimulação em ambiente domiciliar de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.pt_BR
dc.date.issued2021-09-03-
dc.description.abstractA delay in psychomotor development is described as a series of postural and movement disorders that limit the affected child. It belongs to a group of nonprogressive disorders resulting from damage to the maturing brain and is divided into 5 levels depending on the impairment of each individual. As a result, caregivers of these children take them to treatment centers. However, the declaration of the SARSCOV2 pandemic on March 11, 2020, resulted in the suspension of facetoface care and the adoption of telemonitoring, based on COFFITO Resolution No. 516/2020. As such, the caregiver acts as an intermediary in the relationship between the stimulation activities and the child when performing the activities at home. They are supported by remote multidisciplinary consultations that enable the interaction between the caregiver, environment and objects, or by the prior sending of guidelines with instructions for performance of the activities. The aim of the study is to evaluate the relationship developed between the caregiver of children with a delay in psychomotor development and the objects used in the stimulation process in the home environment. The methodology used is characterized as an exploratorydescriptive approach, divided into 3 stages, with a sample composed of 5 rehabilitation professionals and 15 caregivers. It follows ethical principles during the planned stages of the research, requiring control over behavioral events. The results of the study point to the importance of including the caregiver's experience during the design and manufacture of objects aimed at stimulation. This considers that a product should not meet the user's needs to the detriment of the physical and emotional wellbeing of the caregiver responsible for mediation between the user and the equipment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22477-
dc.date.accessioned2021-12-13T20:14:32Z-
dc.date.available2021-12-13-
dc.date.available2021-12-13T20:14:32Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente domésticopt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectErgonomia cognitivapt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.subjectCovid19pt_BR
dc.subjectSARSCOV2pt_BR
dc.subjectHome environmentpt_BR
dc.subjectAssistive technologypt_BR
dc.subjectCognitive ergonomicspt_BR
dc.subjectCerebral palsypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFAUSTINO, Caio Méssala da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationFAUSTINO, Caio Méssala da Silva. Design e inclusão durante pandemia de covid19: relação entre cuidador e artefatos para estimulação em ambiente domiciliar de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. 101 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Design

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CAIO MÉSSALA DA SILVA FAUSTINO - DISSERTAÇÃO (PPGDESIGN) 2021.pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open


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