Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22498
Title: Ressignificação dos negócios em tempos de COVID-19 no município de Paraná/RN.
Other Titles: Resignification of business in times of COVID-19 in the city of Paraná/RN.
???metadata.dc.creator???: ROCHA, Roger da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOARES, Joyce Aristércia Siqueira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SIQUEIRA, José Lucas da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Rubênia de Oliveira.
Keywords: Micro e pequenas empresas;COVID-19;Isolamento social;Estratégias de inovação;Crise financeira;Política governamental;Micro and small businesses;COVID-19;Isolation Social;Innovation strategies;Financial crisis;Policy government
Issue Date: 21-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROCHA, Roger da Silva. Ressignificação dos negócios em tempos de COVID-19 no município de Paraná/RN. 2021. 26fl. - Artigo (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB - Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: A pandemia do novo Corona Vírus impôs restrições as mais diversas atividades produtivas da sociedade, em função da necessidade de isolamento social para conter o avanço do vírus, o que resultou em necessidade de adaptação por parte de empresas, sobretudo as pequenas. Desta maneira, o objetivo deste estudo foi identificar estratégias de inovação utilizadas por micro e pequenas empresas para atender às exigências e restrições da pandemia da Covid-19 no Município de Paraná – RN. Os procedimentos metodológicos se deram a partir da aplicação de questionário para identificar a partir de Freeman e Soete (2008) quais estratégias de inovação as micro e pequenas empresas vêm utilizando nesse momento pandêmico. Concluiu-se que as empresas utilizam as mais diversas estratégias conforme modelo proposto por Freeman e Soete (2008) e as mais utilizadas no momento atual são as estratégias ofensivas, defensivas e oportunistas.
Abstract: The new corona virus pandemic imposed restrictions on the most diverse productive activities in society, due to the need for social isolation to contain the virus's advance, which resulted in the need for adaptation by companies, especially small ones. Thus, the objective of this study was to identify innovation strategies used by micro and small companies to meet the requirements and restrictions of the Covid-19 pandemic in the Municipality of Paraná – RN. The methodological procedures were based on the application of a questionnaire to identify, based on Freeman and Soete (2008), which innovation strategies micro and small companies have been using in this pandemic moment. It was concluded that companies use the most diverse strategies according to the model proposed by Freeman and Soete (2008) and the most used at the moment are offensive, defensive and opportunity strategies.
Keywords: Micro e pequenas empresas
COVID-19
Isolamento social
Estratégias de inovação
Crise financeira
Política governamental
Micro and small businesses
COVID-19
Isolation Social
Innovation strategies
Financial crisis
Policy government
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22498
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROGER DA SILVA ROCHA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2021.pdfRoger da Silva Rocha - TCC Administração - 2021453.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.