Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22502
Title: Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia.
Other Titles: Analysis of the contents of digital cartography in school books.
???metadata.dc.creator???: LEITE, Ingrid Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Janaina Barbosa da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIRA, Sônia Maria de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
Keywords: Livros didáticos de geografia;Cartografia digital;Ensino de Geografia;Formação em Geografia;Geoprocessamento;Geography textbooks;Digital cartography;Teaching geography;Education in Geography;Geoprocessing
Issue Date: 8-Nov-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LEITE, Ingrid Rodrigues. Análise dos conteúdos de cartografia digital nos livros didáticos de Geografia. 2013. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22502
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os conteúdos do trinômio Geoprocessamento, Cartografia Digital e Sensoriamento Remoto dentro dos livros didáticos na rede básica de Ensino de Campina Grande-PB. Onde fora escolhida três coleções para se fazer a análise. Respectivamente, o projeto Araribá (2013), obra coletiva que tem como editor responsável, Fernando Carlo Vedovate, a coleção Geografia sociedade e cotidiano: Fundamentos do espaço geográfico (2012), de autoria dos professores José Francisco Bigotto, Márcio Abondanza e Maria Adailza Martins de Albuquerque e por último Coleção século XXI- Geografia e participação (2009), dos autores: Celso Antunes, Maria do Carmo Pereira e Maria Inês Vieira. Que tem como resultado a constatação que o trinômio acima citado não é presente de forma correta nos livros didáticos.
Abstract: This research aims at analyzing the contents of the trinomial GIS, Digital Cartography and Remote Sensing within the textbooks by basic education of Campina Grande. Where three collections was chosen to do the analysis. Respectively, the project Araribá (2013), collective work whose managing editor, Fernando Carlo Vedovate, the collection society and everyday Geography: Fundamentals of geographic space (2012), authored by professors José Francisco Bigotto, Márcio Martins Abondanza and Mary Adailza Albuquerque and lastly Collection XXI-century Geography and participation (2009), the authors: Celso Antunes, Maria do Carmo Pereira and Maria Inês Vieira. Which has resulted in the finding that the aforementioned triad is not present correctly in textbooks.
Keywords: Livros didáticos de geografia
Cartografia digital
Ensino de Geografia
Formação em Geografia
Geoprocessamento
Geography textbooks
Digital cartography
Teaching geography
Education in Geography
Geoprocessing
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22502
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INGRID RODRIGUES LEITE TCC ARTIGO LIC. GEOGRAFIA CH 2013.pdfIngrid Rodrigues Leite - TCC Artigo Lic. Geografia CH 2013551.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.