Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2251
Title: Quadratura: da antiguidade à atualidade.
Other Titles: Quadrature: from antiquity to actuality.
???metadata.dc.creator???: DIAS, Vandenberg Gouveia.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Aparecido Jesuino de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES, José de Arimateia.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RIBEIRO, Bruno Henrique Carvalho.
Keywords: Geometria.;Quadratura.;História da Matemática.;Geometry.;Quadrature.;History of Mathematics.
Issue Date: Jul-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DIAS, V. G. Quadratura: da antiguidade à atualidade. 2014. 48 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem na Geometria o seu principal fundamento com o intuito de contribuir no processo de ensino aprendizagem da Matemática. Nele apresentamos uma prática pedagógica que possa ajudar o aluno a perceber a importância do desenvolvimento da Geometria através dos anos e como ela foi e ainda é fundamental na resolução de certos problemas e situações práticas da vida. Desse modo apresentamos uma síntese do desenvolvimento da Geometria desde seu possível surgimento até os dias atuais, onde nossa ênfase maior darse-á no processo conhecido como Quadratura e como ele era usado para o cálculo de áreas de figuras planas. Sendo assim, construiremos, com base em proposições encontradas no livro Elementos de Euclides, todo o processo para a quadratura de um triângulo e consequentemente de um polígono. Sugerimos uma série de atividades a serem aplicadas usando os recursos do Geogebra que poderão contribuir para dinamizar o processo de aprendizagem do conteúdo envolvendo áreas de figuras planas. Por fim, dedicaremos uma pequena parte desse trabalho a comentários a respeito de como a História da Matemática foi e é vista pelos professores e profissionais da área.
Abstract: This work has on their main basis the Geometry in the elementary level. In it we present a pedagogical practice that can help students to realize the importance of the development of geometry along the years and how it can be used in solving certain problems in the everyday life. With this aim we present an overview of the development of geometry since antiquity to nowadays with emphasis in the process known as Quadrature and how it was and it is used to calculate areas of plane figures. Based in a sequence of axioms and propositions found in Euclid’s Elements book we present the quadrature process for a triangle and consequently for a polygon. After the process is presented, we suggest a number of activities to be implemented using the capabilities of Geogebra software which may stimulate the learning process in volving the content of areas of plane figures. In the last part of the work, we present some comments on how the history of mathematics was and it is viewed by teachers and professionals
Keywords: Geometria.
Quadratura.
História da Matemática.
Geometry.
Quadrature.
History of Mathematics.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2251
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANDENBERG GOUVEIA DIAS – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) 2014.pdf3.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.