Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22516
Title: Ensino de Geografia e a Educação Inclusiva na APAE-CG.
Other Titles: Teaching Geography and Inclusive Education at APAE-CG.
???metadata.dc.creator???: REGO, Marcinalva Tavares do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
Keywords: Ensino de Geografia;APAE - Campina Grande - PB;Associação de Pais e Amigos de Excepcionais - APAE - Campina Grande - PB;Educação Inclusiva;Educação Especial;Formação geográfica;Política Nacional de Educação Especial - Brasil;Professor de Geografia - formação;Práticas de ensino - Geografia;Teaching geography;Association of Parents and Friends of the Disabled - APAE - Campina Grande - PB;Inclusive education;Special education;Geographic formation;National Policy on Special Education - Brazil;Geography teacher - training;Teaching Practices - Geography
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: REGO, Marcinalva Tavares do. Ensino de Geografia e a Educação Inclusiva na APAE-CG. 2013. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22516
???metadata.dc.description.resumo???: Esta monografia tem como objetivo entender os processos pelos quais a educação inclusiva, tanto do ponto de vista conceitual como de suas práticas, vem sendo desenvolvida, incluindo seus avanços e, em alguns casos, retrocessos dessa modalidade de ensino. Como recurso bibliográfico, utilizou-se o pensamento de alguns autores que tem se debruçado sobre essa questão, bem como alguns recursos metodológicos desenvolvidos durante a disciplina Estágio Curricular Supervisionado. Com relação ao entrelaçamento do tema com as práticas de ensino da Geografia, procurou-se demonstrar que é possível desenvolver metodologias que promovam a inserção dessas crianças em escolas regulares. Analisaram-se ainda os marcos políticos que regulamentaram esse ensino no Brasil, culminando com as práticas de ensino de geografia vivenciadas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande – PB.
Abstract: This monograph aims, but ample, understand the process by which inclusive education, both from the point of view of its conceptual and practices have been developed, including its advances and setbacks in some cases this type of teaching. How bibliographic resource used to the thought of some authors who have been working on this issue and some methodological tools developed during the course curriculum Internship supervised. With respect to the intertwining of the subject with the practices of teaching Geography sought to demonstrate that it is possible to develop methodologies that promote the inclusion of these children in regular schools. We analyzed also the political milestones that regulated this teaching in Brazil, culminating with the practices of teaching geography experienced in the Association of Parents and Friends of Exceptional Campina Grande - PB.
Keywords: Ensino de Geografia
APAE - Campina Grande - PB
Associação de Pais e Amigos de Excepcionais - APAE - Campina Grande - PB
Educação Inclusiva
Educação Especial
Formação geográfica
Política Nacional de Educação Especial - Brasil
Professor de Geografia - formação
Práticas de ensino - Geografia
Teaching geography
Association of Parents and Friends of the Disabled - APAE - Campina Grande - PB
Inclusive education
Special education
Geographic formation
National Policy on Special Education - Brazil
Geography teacher - training
Teaching Practices - Geography
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22516
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCINALVA TAVARES DO REGO - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2013.pdfMarcinalva Tavares do Rego - TCC Monografia LIC. Geografia CH 20132.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.