Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22555
Title: Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar.
Other Titles: Guide to teaching activities in Geography outside the classroom: the potential of other spaces in the school environment.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Jacyara Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
Keywords: Ensino de Geografia;Guia de atividades de ensino de Geografia;Processo de ensino-aprendizagem - Geografia;Ciência Geográfica;Teaching geography;Geography Teaching Activity Guide;Teaching-learning process - Geography;Geographical science
Issue Date: 8-Sep-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Jayara Lima. Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar. 2014. 17f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22555
???metadata.dc.description.resumo???: A ampliação de atividades de ensino através de metodologias diferenciadas se caracterizam como uma potencialidade ao desenvolvimento e eficácia do processo ensino-aprendizagem. No ensino de Geografia, de forma mais específica, pode-se ressaltar que as atividades realizadas no campo é essencial para despertar no aluno uma articulação entre teoria e prática. Considerando as diversas limitações inerentes ao sistema público educacional brasileiro, observa-se entraves ao favorecimento deste processo de relação do aluno com as condições humanas e ambientais por meio, por exemplo, de uma metodologia traçada por professores no ensino básico. Assim, este trabalho buscou elaborar um guia de atividades de ensino em Geografia em espaços no âmbito escolar diferentes da sala de aula. Para isso, foram considerados a diversidade de objetos e ações presentes em diferentes ambientes da escola que poderiam, em síntese, reproduzir uma dinâmica vista através dos conteúdos ministrados de maneira formal. A interação com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a necessidade de contribuir com formas mais eficazes de construção do conhecimento geográfico, são bases integrantes deste recurso, haja vista que sua aplicabilidade não apenas reconhece as limitações reais vivenciadas nas escolas, mas tenta a partir delas, promover alternativas para a construção de um conhecimento mais integrado da realidade em face das muitas dimensões em que se estruturam as relações sociais.
Keywords: Ensino de Geografia
Guia de atividades de ensino de Geografia
Processo de ensino-aprendizagem - Geografia
Ciência Geográfica
Teaching geography
Geography Teaching Activity Guide
Teaching-learning process - Geography
Geographical science
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22555
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAYARA LIMA SANTOS - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2014.pdfJayara Lima Santos - TCC Artigo Lic Geografia CH 2014.110.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.