Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22555
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, J. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, L. E. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6289433533777830pt_BR
dc.contributor.referee1AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.referee2FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.description.resumoA ampliação de atividades de ensino através de metodologias diferenciadas se caracterizam como uma potencialidade ao desenvolvimento e eficácia do processo ensino-aprendizagem. No ensino de Geografia, de forma mais específica, pode-se ressaltar que as atividades realizadas no campo é essencial para despertar no aluno uma articulação entre teoria e prática. Considerando as diversas limitações inerentes ao sistema público educacional brasileiro, observa-se entraves ao favorecimento deste processo de relação do aluno com as condições humanas e ambientais por meio, por exemplo, de uma metodologia traçada por professores no ensino básico. Assim, este trabalho buscou elaborar um guia de atividades de ensino em Geografia em espaços no âmbito escolar diferentes da sala de aula. Para isso, foram considerados a diversidade de objetos e ações presentes em diferentes ambientes da escola que poderiam, em síntese, reproduzir uma dinâmica vista através dos conteúdos ministrados de maneira formal. A interação com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a necessidade de contribuir com formas mais eficazes de construção do conhecimento geográfico, são bases integrantes deste recurso, haja vista que sua aplicabilidade não apenas reconhece as limitações reais vivenciadas nas escolas, mas tenta a partir delas, promover alternativas para a construção de um conhecimento mais integrado da realidade em face das muitas dimensões em que se estruturam as relações sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleGuia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar.pt_BR
dc.date.issued2014-09-08
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22555
dc.date.accessioned2021-12-16T18:29:45Z
dc.date.available2021-12-16
dc.date.available2021-12-16T18:29:45Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGuia de atividades de ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem - Geografiapt_BR
dc.subjectCiência Geográficapt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectGeography Teaching Activity Guidept_BR
dc.subjectTeaching-learning process - Geographypt_BR
dc.subjectGeographical sciencept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Jacyara Lima.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGuide to teaching activities in Geography outside the classroom: the potential of other spaces in the school environment.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Jayara Lima. Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar. 2014. 17f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22555pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAYARA LIMA SANTOS - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2014.pdfJayara Lima Santos - TCC Artigo Lic Geografia CH 2014.110.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.