Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22556
Title: Análise geográfica sobre os espaços educacionais voltados aos portadores de necessidades especiais: aplicações no município paraibano de Aroeiras - PB, Brasil.
Other Titles: Geographical analysis of educational spaces aimed at people with special needs: applications in the municipality of Aroeiras, Paraíba - PB, Brazil.
???metadata.dc.creator???: MOURA, Luana Honório de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DINIZ, Lincoln da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ANDRADE, Vlima Cristina da Silva Egito de.
Keywords: Educação especial;Ensino de Geografia;Aroeiras - PB - educação especial;Educação inclusiva;Inclusão;Portadores de necessidades especiais;Formação de professores - Geografia;Special education;Teaching geography;Aroeiras - PB - special education;Inclusive education;Inclusion;People with special needs;Teacher education - geography;Educación especial;Enseñanza de la geografía;Aroeiras - PB - educación especial;Educación inclusiva;Inclusión;Personas con necesidades especiales;Formación del profesorado - geografía
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOURA, Luana Honório de. Análise geográfica sobre os espaços educacionais voltados aos portadores de necessidades especiais: aplicações no município paraibano de Aroeiras - PB, Brasil. 2014. 32f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22556
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo analisar os principais vetores de inclusão nos espaços educacionais da cidade de Aroeiras-PB, município situado no semiárido brasileiro. Pretende-se relatar os principais problemas a respeito da inclusão de pessoas com Necessidades Educativas Especiais nas escolas regulares de ensino, de nível Fundamental e Médio, e observar como o termo “inclusão” é entendido nesse universo, levando em consideração uma análise do nível de aprendizagem desses alunos nas aulas de Geografia. Nesse sentido, tomamos como pressuposto a locomoção, a facilidade e a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais e a relação professor/aluno, tendo como objetivo, analisar o nível de aprendizagem desta parcela de alunos, de acordo com a formação do professor de Geografia, através das atividades desenvolvidas em sala de aula. Constatou-se com a pesquisa, que mesmo com todas as garantias legais, esses alunos nem sempre encontram escolas e professores preparados para recebê-los como necessitam, levando-nos a desacreditar em uma educação inclusiva eficiente para o desenvolvimento desses alunos. Para atingir o objetivo proposto, fez-se necessário: 1) Estudos bibliográficos e documentais, com o intuito de analisar tal problemática; 2) Observação in loco para entender o desempenho das escolas e a formação dos professores para o atendimento à pessoa com deficiência, sobretudo do professor de Geografia; 3) Registro fotográfico; 4) Aplicação de entrevistas semiestruturadas aos estudantes com necessidades educativas especiais, de modo a registrar as principais questões que norteiam ou impedem o processo de inclusão.
???metadata.dc.description.resumen???: La presente investigación analiza los principales aspectos de inclusión en los sectores educacionales de la municipalidad de Aroreiras, en el estado de Paraíba, ubicada en la región semiárida de Brasil. El objetivo es presentar los principales problemas con respecto a las personas con necesidades educativas especiales en las escuelas regulares de enseñanza del nivel fundamental y secundario, llevándose en cuenta el modo como el vocablo es comprendido dentro de este universo, analizando el aprendizaje de los alumnos en el rubro geográfico. Así, tomamos como referencia la locomoción, la facilidad y accesibilidad de las personas con discapacidades y la relación profesor/alumno, examinando el nivel de adquisición del conocimiento por parte de esta categoría de estudiantes con relación a la formación del maestro geógrafo y también las actividades desarrolladas en el aula. Se ha observado con esta investigación que, a pesar de las garantías legales, estos alumnos casi nunca encuentran escuelas y profesores capacitados para recibirlos, por el que creemos ser la educación y la inclusión cosas ineficaces para el crecimiento de los mismos estudiantes. Para alcanzar el objetivo, se ha hecho necesario: 1) Estudios bibliográficos y documentales para el análisis del problema; 2) Observación directa para comprenderse el desarrollo de los colegios y la formación de los docentes para asistir a los alumnos con capacidades educativas diferenciadas, especialmente el profesor de geografía; 3) Registro fotográfico; 4) Conversaciones estructuradas hacia los estudiantes con capacidades especiales, con el fin de obtener las principales cuestiones que originan el proceso de exclusión o impiden lo de la inclusión.
Keywords: Educação especial
Ensino de Geografia
Aroeiras - PB - educação especial
Educação inclusiva
Inclusão
Portadores de necessidades especiais
Formação de professores - Geografia
Special education
Teaching geography
Aroeiras - PB - special education
Inclusive education
Inclusion
People with special needs
Teacher education - geography
Educación especial
Enseñanza de la geografía
Aroeiras - PB - educación especial
Educación inclusiva
Inclusión
Personas con necesidades especiales
Formación del profesorado - geografía
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22556
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANA HONÓRIO DE MOURA - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2014.pdfLuana Honório de Moura - TCC Artigo Lic Geografia CH 2014.886.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.