Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22556
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMOURA, L. H.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3314283008633772pt_BR
dc.contributor.advisor1AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.advisor1IDAZEVEDO, S. L. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3664258994348544pt_BR
dc.contributor.referee1DINIZ, Lincoln da Silva.
dc.contributor.referee1IDDINIZ, L. S.pt_BR
dc.contributor.referee2ANDRADE, Vlima Cristina da Silva Egito de.
dc.contributor.referee2IDANDRADE, V. C. S. E.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar os principais vetores de inclusão nos espaços educacionais da cidade de Aroeiras-PB, município situado no semiárido brasileiro. Pretende-se relatar os principais problemas a respeito da inclusão de pessoas com Necessidades Educativas Especiais nas escolas regulares de ensino, de nível Fundamental e Médio, e observar como o termo “inclusão” é entendido nesse universo, levando em consideração uma análise do nível de aprendizagem desses alunos nas aulas de Geografia. Nesse sentido, tomamos como pressuposto a locomoção, a facilidade e a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais e a relação professor/aluno, tendo como objetivo, analisar o nível de aprendizagem desta parcela de alunos, de acordo com a formação do professor de Geografia, através das atividades desenvolvidas em sala de aula. Constatou-se com a pesquisa, que mesmo com todas as garantias legais, esses alunos nem sempre encontram escolas e professores preparados para recebê-los como necessitam, levando-nos a desacreditar em uma educação inclusiva eficiente para o desenvolvimento desses alunos. Para atingir o objetivo proposto, fez-se necessário: 1) Estudos bibliográficos e documentais, com o intuito de analisar tal problemática; 2) Observação in loco para entender o desempenho das escolas e a formação dos professores para o atendimento à pessoa com deficiência, sobretudo do professor de Geografia; 3) Registro fotográfico; 4) Aplicação de entrevistas semiestruturadas aos estudantes com necessidades educativas especiais, de modo a registrar as principais questões que norteiam ou impedem o processo de inclusão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleAnálise geográfica sobre os espaços educacionais voltados aos portadores de necessidades especiais: aplicações no município paraibano de Aroeiras - PB, Brasil.pt_BR
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22556
dc.date.accessioned2021-12-16T18:33:29Z
dc.date.available2021-12-16
dc.date.available2021-12-16T18:33:29Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectAroeiras - PB - educação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPortadores de necessidades especiaispt_BR
dc.subjectFormação de professores - Geografiapt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectAroeiras - PB - special educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectPeople with special needspt_BR
dc.subjectTeacher education - geographypt_BR
dc.subjectEducación especialpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la geografíapt_BR
dc.subjectAroeiras - PB - educación especialpt_BR
dc.subjectEducación inclusivapt_BR
dc.subjectInclusiónpt_BR
dc.subjectPersonas con necesidades especialespt_BR
dc.subjectFormación del profesorado - geografíapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOURA, Luana Honório de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGeographical analysis of educational spaces aimed at people with special needs: applications in the municipality of Aroeiras, Paraíba - PB, Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationMOURA, Luana Honório de. Análise geográfica sobre os espaços educacionais voltados aos portadores de necessidades especiais: aplicações no município paraibano de Aroeiras - PB, Brasil. 2014. 32f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22556pt_BR
dc.description.resumenLa presente investigación analiza los principales aspectos de inclusión en los sectores educacionales de la municipalidad de Aroreiras, en el estado de Paraíba, ubicada en la región semiárida de Brasil. El objetivo es presentar los principales problemas con respecto a las personas con necesidades educativas especiales en las escuelas regulares de enseñanza del nivel fundamental y secundario, llevándose en cuenta el modo como el vocablo es comprendido dentro de este universo, analizando el aprendizaje de los alumnos en el rubro geográfico. Así, tomamos como referencia la locomoción, la facilidad y accesibilidad de las personas con discapacidades y la relación profesor/alumno, examinando el nivel de adquisición del conocimiento por parte de esta categoría de estudiantes con relación a la formación del maestro geógrafo y también las actividades desarrolladas en el aula. Se ha observado con esta investigación que, a pesar de las garantías legales, estos alumnos casi nunca encuentran escuelas y profesores capacitados para recibirlos, por el que creemos ser la educación y la inclusión cosas ineficaces para el crecimiento de los mismos estudiantes. Para alcanzar el objetivo, se ha hecho necesario: 1) Estudios bibliográficos y documentales para el análisis del problema; 2) Observación directa para comprenderse el desarrollo de los colegios y la formación de los docentes para asistir a los alumnos con capacidades educativas diferenciadas, especialmente el profesor de geografía; 3) Registro fotográfico; 4) Conversaciones estructuradas hacia los estudiantes con capacidades especiales, con el fin de obtener las principales cuestiones que originan el proceso de exclusión o impiden lo de la inclusión.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANA HONÓRIO DE MOURA - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2014.pdfLuana Honório de Moura - TCC Artigo Lic Geografia CH 2014.886.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.