Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22558
Title: Formação dos graduandos em Geografia: possibilidades e desafios na construção do professor-pesquisador.
Other Titles: Formation of undergraduates in Geography: possibilities and challenges in the construction of the teacher-researcher.
???metadata.dc.creator???: LUCENA, Kleber Klecius de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIRA, Sônia Maria de.
Keywords: Formação docente - Geografia;Professores de Geografia;Geografia e pesquisa;Professor-pesquisador;Ensino de Geografia;Teacher training - Geography;Geography Teachers;Geography and research;Professor-researcher;Teaching geography
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LUCENA, Kleber Klecius de. Formação dos graduandos em Geografia: possibilidades e desafios na construção do professor-pesquisador. 2014. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22558
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como principal objetivo analisar algumas discussões acerca da formação docente dos alunos do curso de licenciatura em Geografia, tendo como suporte teórico metodológico algumas perspectivas discutidas por autores como: Demo (2002, 2005), Tardif (2002), Pontuschka (2009), Suertegaray (2010), entre outros, envolvendo as possibilidades e desafios na construção do professor pesquisador. Neste contexto, partimos da concepção de que educar pela pesquisa é o caminho mais adequado para a formação docente, e deve ser considerado como princípio educativo e científico. Para tanto, em 2011, analisamos o perfil acadêmico de alunos do 4° e 6° período diurno e noturno do curso de Geografia da UFCG, Campus I e retomamos a pesquisa em 2014 com os alunos do 3º, 5° e 7° períodos diurno e noturno, em que constatamos um significativo avanço no volume de graduandos inseridos em atividades de pesquisa, extensão, monitoria e extraclasse. O que contribui, consideravelmente, para sua formação acadêmica. Contudo, as referidas atividades não contemplam todos os estudantes e, consequentemente, a construção de um professor-pesquisador ainda constitui-se um desafio a ser conquistado.
Abstract: This work aims to analyze some discussions about teacher education students from the undergraduate e in Geography, supported by theoretical and methodological perspectives discussed by some authors as: Demo (2002, 2005), Tardif (2002), Pontuschka (2009 ), Suertegaray (2010), among others, the possibilities and challenges involved in building the teacher-researcher. In this context, we start from the assumption that education through research is the most appropriate way for teacher training, and should be considered as an educational and scientific principle. To this end, in 2011, analyzed the academic profile of students in 4º and 6° daytime and nighttime travel UFCG of Geography, Campus I and resumed the search in 2014 with students from 3°, 5° and 7° diurnal periods and nocturnal, in which we found a significant improvement in the volume of inserted undergraduates in research, extension, monitoring and extracurricular activities. What contributes substantially to their academic training. However, such activities do not include all students and, consequently, the construction of a teacher-researcher also constitutes a challenge to be faced.
Keywords: Formação docente - Geografia
Professores de Geografia
Geografia e pesquisa
Professor-pesquisador
Ensino de Geografia
Teacher training - Geography
Geography Teachers
Geography and research
Professor-researcher
Teaching geography
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22558
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KLEBER KLECIUS DE LUCENA - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2014.pdfKleber Klecius de Lucena - TCC Artigo LIC. Geografia CH 2014474.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.