Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22558
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLUCENA. K. K.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4906340026564463pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sônia Maria de.-
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como principal objetivo analisar algumas discussões acerca da formação docente dos alunos do curso de licenciatura em Geografia, tendo como suporte teórico metodológico algumas perspectivas discutidas por autores como: Demo (2002, 2005), Tardif (2002), Pontuschka (2009), Suertegaray (2010), entre outros, envolvendo as possibilidades e desafios na construção do professor pesquisador. Neste contexto, partimos da concepção de que educar pela pesquisa é o caminho mais adequado para a formação docente, e deve ser considerado como princípio educativo e científico. Para tanto, em 2011, analisamos o perfil acadêmico de alunos do 4° e 6° período diurno e noturno do curso de Geografia da UFCG, Campus I e retomamos a pesquisa em 2014 com os alunos do 3º, 5° e 7° períodos diurno e noturno, em que constatamos um significativo avanço no volume de graduandos inseridos em atividades de pesquisa, extensão, monitoria e extraclasse. O que contribui, consideravelmente, para sua formação acadêmica. Contudo, as referidas atividades não contemplam todos os estudantes e, consequentemente, a construção de um professor-pesquisador ainda constitui-se um desafio a ser conquistado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleFormação dos graduandos em Geografia: possibilidades e desafios na construção do professor-pesquisador.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThis work aims to analyze some discussions about teacher education students from the undergraduate e in Geography, supported by theoretical and methodological perspectives discussed by some authors as: Demo (2002, 2005), Tardif (2002), Pontuschka (2009 ), Suertegaray (2010), among others, the possibilities and challenges involved in building the teacher-researcher. In this context, we start from the assumption that education through research is the most appropriate way for teacher training, and should be considered as an educational and scientific principle. To this end, in 2011, analyzed the academic profile of students in 4º and 6° daytime and nighttime travel UFCG of Geography, Campus I and resumed the search in 2014 with students from 3°, 5° and 7° diurnal periods and nocturnal, in which we found a significant improvement in the volume of inserted undergraduates in research, extension, monitoring and extracurricular activities. What contributes substantially to their academic training. However, such activities do not include all students and, consequently, the construction of a teacher-researcher also constitutes a challenge to be faced.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22558-
dc.date.accessioned2021-12-16T18:44:42Z-
dc.date.available2021-12-16-
dc.date.available2021-12-16T18:44:42Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docente - Geografiapt_BR
dc.subjectProfessores de Geografiapt_BR
dc.subjectGeografia e pesquisapt_BR
dc.subjectProfessor-pesquisadorpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectTeacher training - Geographypt_BR
dc.subjectGeography Teacherspt_BR
dc.subjectGeography and researchpt_BR
dc.subjectProfessor-researcherpt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLUCENA, Kleber Klecius de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFormation of undergraduates in Geography: possibilities and challenges in the construction of the teacher-researcher.pt_BR
dc.identifier.citationLUCENA, Kleber Klecius de. Formação dos graduandos em Geografia: possibilidades e desafios na construção do professor-pesquisador. 2014. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22558pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KLEBER KLECIUS DE LUCENA - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2014.pdfKleber Klecius de Lucena - TCC Artigo LIC. Geografia CH 2014474.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.