Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2256
Title: Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio.
???metadata.dc.creator???: SALVADOR, Wesyllis das Mercês.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTI, Alexsandro Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ESTEVES, Divanilda Maia.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Francisco Antônio Morais de.
Keywords: Ensino médio;Estatística descritiva;Proposta metodológica;Análise descritiva dos dados;High school;Descriptive statistics;Methodological proposal;Descriptive analysis of data
Issue Date: Aug-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SALVADOR, W. das M. Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio. 2015. 71 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho, realizamos uma análise de como o conteúdo de Estatística Descritiva vem sendo trabalhado no ensino básico. Para isso, analisamos um livro didático de Matemática, em especial o capítulo em que se trata o conteúdo de Estatística, o qual foi adotado pela escola onde o projeto foi desenvolvido e, nessa análise, enaltecemos as qualidades apresentadas e detectamos as situações consideradas inadequadas. Além disso, propomos uma metodologia construtiva para o ensino de Estatística aliada à resolução de problemas e relatamos as experiências e os desafios encontrados, assim como sugestões para aprimorarmos uma futura aplicação. E num comparativo da aplicação dessa metodologia sugerida, com o desenvolvimento do mesmo conteúdo mediante as orientações do livro didático, realizamos um teste estatístico para determinar em qual situação obtivemos um melhor desempenho.
Abstract: In this research, we analyze how the Descriptive Statistics content has been taught in elementary school. In order to do so, we analyze a Math textbook, focusing on the chapter about Statistics. The book was used by the school in which the project was developed. In this analysis, we praise the qualities shown and detect the situations we consider inadequate. Besides that, we propose a constructive methodology to teach Statistics together with the problem solving. We show the experiences and the challenges found, as suggestions to improve future application of the methodology shown here. We made a descriptive analyze of data in order to determine which situations we had a better performance, through a comparison of the suggested methodology, developing the content through the textbook orientation.
Keywords: Ensino médio
Estatística descritiva
Proposta metodológica
Análise descritiva dos dados
High school
Descriptive statistics
Methodological proposal
Descriptive analysis of data
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2256
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WESYLLIS DAS MERCÊS SALVADOR – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) 2015.pdf6.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.