Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22560
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, A. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9175660165926032pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1IDLIRA, S. M.pt_BR
dc.contributor.referee1AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.referee1IDAZEVEDO, S. L. M.pt_BR
dc.contributor.referee2CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.referee2IDCARVALHO, L. E. P.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho com a disciplina geográfica vem ocorrendo de forma mnemônica e sem vínculos com a realidade do aluno. É uma geografia baseada nos moldes franceses de ensino que valorizava a descrição e memorização de conhecimentos prontos. Frente a isso foram desenvolvidas teorias pedagógicas que se relacionam à forma como o educando aprende, colocando-o no centro do processo de ensino/aprendizagem, como um sujeito ativo que interage com o meio. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar os jogos como forma de estimular as múltiplas inteligências e favorecer a construção do conhecimento geográfico. Como também, utiliza a metodologia participante através das oficinas de jogos. Como resultados finais constatamos que a construção do conhecimento geográfico e o estímulo às múltiplas inteligências podem ser facilitados através da utilização de jogos, porém vinculados a práticas pedagógicas que favoreçam a participação do estudante como sujeito ativo no processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleJogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco.pt_BR
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22560
dc.date.accessioned2021-12-16T18:59:40Z
dc.date.available2021-12-16
dc.date.available2021-12-16T18:59:40Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectJogos - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectMúltiplas inteligênciaspt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectEducação lúdicapt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimento geográficopt_BR
dc.subjectConhecimento geográficopt_BR
dc.subjectDisciplina geográficapt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectGames - teaching geographypt_BR
dc.subjectMultiple intelligencespt_BR
dc.subjectConstructivismpt_BR
dc.subjectPlayful educationpt_BR
dc.subjectConstruction of geographic knowledgept_BR
dc.subjectGeographic knowledgept_BR
dc.subjectGeographic disciplinept_BR
dc.subjectEnseñanza de la geografíapt_BR
dc.subjectJuegos - enseñanza de la geografíapt_BR
dc.subjectInteligencias multiplespt_BR
dc.subjectConstructivismopt_BR
dc.subjectEducación lúdicapt_BR
dc.subjectConstrucción de conocimiento geográficopt_BR
dc.subjectConocimiento geográficopt_BR
dc.subjectDisciplina geográficapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Adriano Pequeno.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGames in teaching Geography: multiple intelligences in focus.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Adriano Pequeno. Jogos no ensino de Geografia: múltiplas inteligências em foco. 2014. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22560pt_BR
dc.description.resumenEl trabajo con la asignatura geográfica viene ocurriendo de forma mnemónica y sin vínculos con la realidad del alumno. Es una geografía basada en los moldes franceses de enseño que valora la descripción y memorización de conocimientos listos. Delante a eso, fueron desarrollados teorías pedagógicas que relacionan las formas como el alumno aprende, poniéndolo en el centro del proceso de enseño/aprendizaje como un sujeto activo que interactúa con el medio. Por lo tanto, esta investigación tiene como objetivo el análisis de los juegos como una forma de estimular las inteligencias múltiples y fomentar la construcción del conocimiento geográfico. Como también, utilizar la metodología principalmente através de los talleres de juegos. Como resultados finales se observa que la construcción del conocimiento geográfico y la estimulación de las inteligencias múltiples se puede facilitar mediante el uso de juegos, pero vinculado a las prácticas pedagógicas que fomenten la participación del estudiante como sujeto activo en el proceso.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADRIANO PEQUENO SANTOS - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2014.pdfAdriano Pequeno Santos - TCC Monografia Lic Geografia CH 2014.997.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.