Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22567
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOMES, A. P. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8952327262001317pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.-
dc.contributor.advisor1IDGOMES, L. E. Ppt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6289433533777830pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar como o tema “Geografia da Paraíba” está presente no ensino básico do nosso estado. Para tanto, apresentamos informações obtidas em duas escolas de Ensino Básico (uma pública e outra particular) do município de Areia. O debate teórico realizado considera como conceitos-chave de nossa análise a relação do estudo da “Geografia da Paraíba” e as noções de “lugar” e “região”. Tais reflexões partiram especialmente as abordagens apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Assim, percebe-se a importância destacada nos textos lidos e documentos analisados do caminho metodológico para o ensino da geografia considerar tanto a realidade local dos alunos, como o diálogo das diversas escalas da análise regional. Diante desse quadro, esta pesquisa foi desenvolvida baseada em relato e análise dos resultados obtidos com os questionários aplicados junto a quatro professores de geografia do ensino básico. Tais procedimentos foram capazes de apresentar os procedimentos metodológicos utilizados nas aulas que tinham como tema a “Geografia da Paraíba” e discorrer sobre os recursos didáticos utilizados. Foi também realizada uma pesquisa nas diretrizes estaduais de ensino de geografia de alguns estados brasileiros procurando relacionar a realidade encontrada na Paraíba com as de outros estados da Federação. Para esta comparação entre as diferentes realidades estaduais se fez necessário considerar a disponibilidade de livros didáticos analisados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Como resultado foi possível perceber que o ensino da “Geografia da Paraíba” é definido por externalidades à escola, ou seja, a justificativa para que esse tema seja trabalhado é relacionada à presença dele em vestibulares para o ingresso em instituições de ensino superior do estado. Assim, as metodologias descritas e o material didático utilizado para o ensino da “Geografia da Paraíba” privilegiam a apresentação e fixação de informações geralmente cobradas em concurso. Foi realizada uma analise em duas referencias de geografia da Paraíba com o intuito de ver como o tema é trabalhado pelos autores, sendo uma delas, o Atlas Escolar da Paraíba; 3. Edição 2002. Elaborado a partir de contribuições de alguns autores. A segunda referencia analisada foi um livro / Antônio Sérgio Tavares de Melo, Janete Lins Rodriguez. – Paraíba: Desenvolvimento econômico e a questão ambiental desenvolvimento; 2004.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleA Geografia da Paraíba no ensino básico.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThis study aims to analyze how the theme "Geography of Paraiba” is present in basic education in our state. Therefore, we present information obtained in two elementary schools (one public and one private) of the municipality of sand. The theoretical debate considers key concepts of our analysis to study the relationship of "Geography of Paraiba" and notions of "place" and "region". Such reflections especially departed the approaches presented by the National Curriculum Parameters (PCN). Thus, one realizes the importance highlighted in read texts and documents analyzed the methodological approach to the teaching of geography to consider both the local reality of the students, as the dialogue of the various scales of regional analysis. Given this situation, this study was developed based reporting and analysis of results from the questionnaires together with four geography teachers of basic education. Such procedures were able to present the methodological procedures used in classes that had as its theme "Geography of Paraiba" and discuss the teaching resources used. Was also conducted research on state guidelines for teaching geography of some Brazilian states seeking to relate the reality found in Paraiba with the other states of the Federation. The comparison between the different state realities was necessary to consider the availability of textbooks examined by the National Textbook Program (PNLD). As a result it was possible to see that the teaching of "Geography of Paraiba" is defined by the school externalities, ie the justification for this theme is worked is related to his presence in vestibular for entrance into institutions of higher learning in the state. Thus, the methodologies described and teaching materials used for the teaching of "Geography of Paraíba" privilege presentation and assessment of information usually collected in the contest. An analysis was performed in two references “Geography of Paraíba”, in order to see how the theme is worked out by the authors, one of the School Atlas of Paraíba; 3° Edition 2002. Compiled from contributions by some authors. The second reference was considered a book / Antônio Sérgio Tavares de Melo, Janet Leslie Rodriguez. - Paraíba: Economic development and environmental issue development; 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22567-
dc.date.accessioned2021-12-16T20:31:54Z-
dc.date.available2021-12-16-
dc.date.available2021-12-16T20:31:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGeografia da paraíba - ensino básicopt_BR
dc.subjectEnsino básico e Geografia da Paraíbapt_BR
dc.subjectRecursos didáticos - Geografia da Paraíbapt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectParaíba geography - basic educationpt_BR
dc.subjectBasic education and geography of Paraíbapt_BR
dc.subjectTeaching Resources - Geography of Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Ana Paula Machado.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe geography of Paraíba in basic education.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Ana Paula Machado. A Geografia da Paraíba no ensino básico. 2014. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22567pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA PAULA MACHADO GOMES - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2014.pdfAna Paula Machado Gomes - TCC Monografia LIC. Geografia CH 2014455.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.