Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22568
Title: O processo de ensino de Geografia como aprendizagem significativa.
Other Titles: The Geography teaching process as a meaningful learning.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Juliete Kaeline Andrade dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
Keywords: Ensino de geografia;Processo de ensino-aprendizagem - Geografia;Aprendizagem significativa;Escola Estadual Carlota Barreira - Areia - PB;Oficinas de produção de brinquedos;Produção de brinquedos;Geography teaching;Teaching-learning process - Geography;Meaningful learning;Carlota Barreira State School - Areia - PB;Toy production workshops;Toy production
Issue Date: Mar-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Juliete Kaeline Andrade dos. O processo de ensino de Geografia como aprendizagem significativa. 2014. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22568
???metadata.dc.description.resumo???: Atualmente a educação vem tentando melhorar cada dia mais, utilizando-se de vários recursos tecnológicos para obtenção do êxito nos conhecimentos sistematizados. Mesmo assim o que se vê é um índice muito alto de reprovação e exclusão em todos os níveis e modalidades de ensino, principalmente quando os alunos são submetidos ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Diante de tal situação surge a seguinte questão, porque tanta melhoria no ensino e tanta falta de conhecimento, me detive a elaborar este trabalho com o tema O PROCESSO DO ENSINO DE GEOGRAFIA COMO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, com o objetivo de analisar a dicotomia existente entre a teoria e a prática visto que a geografia é um conteúdo curricular imprescindível á vida do ser humano e o que vemos em todas as escolas, é que o foco principal é em torno dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática como se os demais componentes curriculares tivessem menos importância. Para realização da metodologia foram aplicados questionários junto aos alunos do 9º ano do Ensino fundamental na EEEFM Carlota Barreira, Areia-PB, com a finalidade de descobrir se o ensino de geografia gera uma aprendizagem significativa., fez-se também a análise dos dados e oficinas para que ao alunos desenvolvessem atividades de forma significativa para sua vida. Conclui-se assim que a escola deve trabalhar sempre de forma significativa para a vida do aluno, com ações que libertem e dão asas, deixando de lado a ideia de que ela está apenas relacionada aos conteúdos programáticos que precisam ser testados através de provas e trabalhos.
Abstract: Currently education has been trying to improve every day more , using various technological resources for obtaining success in systematic knowledge . Yet what we see is a very high failure rate and exclusion at all levels and types of education , especially when students are subjected to ESMS ( National High School Exam ) . Faced with this situation the question arises , why so much improvement in education and lack of knowledge, I stopped to prepare this work with the theme PROCESS OF TEACHING OF GEOGRAPHY AS MEANINGFUL LEARNING , with the aim of analyzing the dichotomy between theory and practice since the geography is an essential curriculum content to life of human beings and what we see in all schools , is that the main focus is around the curricular components of English Language and Mathematics as other curricular components had less importance . For realization of the methodology questionnaires were administered to the students in the 9th grade of elementary school in EEEFM Carlota Barrier Sand -PB , in order to find out whether the teaching of geography generates meaningful learning . , Also made the data analysis and workshops for students to develop activities significantly to your life . It follows therefore that the school should always work significantly to the student's life , with actions to release and give wings, leaving aside the idea that it is only related to the syllabus that need to be tested through tests and assignments .
Keywords: Ensino de geografia
Processo de ensino-aprendizagem - Geografia
Aprendizagem significativa
Escola Estadual Carlota Barreira - Areia - PB
Oficinas de produção de brinquedos
Produção de brinquedos
Geography teaching
Teaching-learning process - Geography
Meaningful learning
Carlota Barreira State School - Areia - PB
Toy production workshops
Toy production
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22568
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIETE KAELINE ANDRADE DOS SANTOS - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2014.pdfJuliete Kaeline Andrade dos Santos - TCC Monografia LIC. Geografia CH 2014736.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.