Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2256
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CAVALCANTI, Alexsandro Bezerra.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTI, Alexsandro Bezerrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9910076421632091pt_BR
dc.contributor.referee1ESTEVES, Divanilda Maia.-
dc.contributor.referee2SOUZA, Francisco Antônio Morais de.-
dc.description.resumoNeste trabalho, realizamos uma análise de como o conteúdo de Estatística Descritiva vem sendo trabalhado no ensino básico. Para isso, analisamos um livro didático de Matemática, em especial o capítulo em que se trata o conteúdo de Estatística, o qual foi adotado pela escola onde o projeto foi desenvolvido e, nessa análise, enaltecemos as qualidades apresentadas e detectamos as situações consideradas inadequadas. Além disso, propomos uma metodologia construtiva para o ensino de Estatística aliada à resolução de problemas e relatamos as experiências e os desafios encontrados, assim como sugestões para aprimorarmos uma futura aplicação. E num comparativo da aplicação dessa metodologia sugerida, com o desenvolvimento do mesmo conteúdo mediante as orientações do livro didático, realizamos um teste estatístico para determinar em qual situação obtivemos um melhor desempenho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleAnálise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2015-08-
dc.description.abstractIn this research, we analyze how the Descriptive Statistics content has been taught in elementary school. In order to do so, we analyze a Math textbook, focusing on the chapter about Statistics. The book was used by the school in which the project was developed. In this analysis, we praise the qualities shown and detect the situations we consider inadequate. Besides that, we propose a constructive methodology to teach Statistics together with the problem solving. We show the experiences and the challenges found, as suggestions to improve future application of the methodology shown here. We made a descriptive analyze of data in order to determine which situations we had a better performance, through a comparison of the suggested methodology, developing the content through the textbook orientation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2256-
dc.date.accessioned2018-11-22T16:21:37Z-
dc.date.available2018-11-22-
dc.date.available2018-11-22T16:21:37Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEstatística descritivapt_BR
dc.subjectProposta metodológicapt_BR
dc.subjectAnálise descritiva dos dadospt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectDescriptive statisticspt_BR
dc.subjectMethodological proposalpt_BR
dc.subjectDescriptive analysis of datapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSALVADOR, Wesyllis das Mercês.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSALVADOR, W. das M. Análise do conteúdo de estatística descritiva no ensino médio. 2015. 71 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2256pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WESYLLIS DAS MERCÊS SALVADOR – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2015.pdfWesyllis das Mercês Salvador– DISSERTAÇÃO (PPGMAT) 20153.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.