Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2257
Title: Matemática financeira em alguns livros didáticos: um olhar crítico.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Émerson Fittipaldi Suassuna de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTI, Alexsandro Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LOURÊDO, Aldo Trajano.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MATOS, Gilberto da Silva.
Keywords: Livros didáticos;Matemática financeira;Ensino médio;Didatic books;Financial math;High school
Issue Date: 10-Oct-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, É. F. S. de. Matemática financeira em alguns livros didáticos: um olhar crítico. 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2257
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho, será feita uma análise dos capítulos referentes ao conteúdo de Matemática Financeira em três livros didáticos do Ensino Médio; dois deles, datados de 2010 e 2014, adotados em escolas públicas de Campina Grande(PB), e o terceiro, mais antigo, publicado em 1995, para que seja possível ter, também, uma ideia da evolução da abordagem desse conteúdo ao longo desse período. Como referências para a análise dos livros, foram usadas as orientações oficias, da Constituição Federal do Brasil, e, principalmente, as leis e as diretrizes da educação básica, que norteiam as metas e os objetivos a serem alcançadas pelo sistema de ensino do país. Dessa forma, sob um olhar crítico em torno dos livros analisados pelos parâmetros elencados, foram feitas considerações, prestigiando os pontos positivos de cada livro e, simultaneamente, propondo mudanças quando assim for necessário.
Abstract: In this work, an analysis of the chapters concerning the content of Financial Mathematics will be done in three high school textbooks: two of them, dated 2010 and 2014, adopted in public schools in Campina Grande (PB), and the third, published in 1995, so that it is also possible to have an idea of the approach of this content throughout this period. As reference for the analysis of the books, the official guidelines of the Federal Constitution of Brazil were used, and especially the laws and guidelines of basic education, which guide the goals and objectives to be achieved by the country’s education system. Thus, under a critical look around the books analyzed by the parameters listed, considerations were made, highlighting the positive points of each book and simultaneously proposing changes when necessary.
Keywords: Livros didáticos
Matemática financeira
Ensino médio
Didatic books
Financial math
High school
???metadata.dc.subject.cnpq???: Matemática
Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2257
Appears in Collections:Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÉMERSON FITTIPALDI SUASSUNA DE OLIVEIRA – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 2018.pdfÉmerson Fittipaldi Suassuna de Oliveira – DISSERTAÇÃO (PPGMAT) CCT 20182.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.