Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22573
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, P. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9287070917026028pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, L. E. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6289433533777830pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como finalidade efetivar uma reflexão sobre o livro didático, destacando o uso deste material pedagógico nas aulas de geografia nos dias atuais, e como principal orientador no trabalho dos professores na escola, assim como, o seu emprego enquanto instrumento influenciador do docente. Neste sentido, conduzimos nossa reflexão para a formação desses profissionais, e refletindo sobre o emprego do livro didático por eles, a capacidade crítica que estes professores desenvolvem, ou não, para que não se transformem em meros seguidores das orientações contidas neste material didático. Para isso, vale-se da utilização de pesquisas bibliográficas e de pesquisa de campo como elementos para analisar o livro didático e o uso do mesmo pelo professor em sala de aula. Como resultados, dessa pesquisa são feitas considerações sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), além da análise do livro didático de Geografia Projeto Araribá adotado pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho e, por último, traz observações sobre o uso deste material nas aulas de geografia, mostrando como esses docentes têm utilizado o livro didático de Geografia em sala de aula, e como este recurso influencia na prática docente. Assim, podemos concluir que o livro didático está entrelaçado com o ensino da Geografia e em muitas vezes chega a ser utilizado antes, durante e depois da aula. Sendo considerado o recurso didático mais importante em sala de aula, e em muitos casos norteia toda a prática pedagógica dos professores, a ponto de se tornar indispensável para o ensino de Geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleA influência do livro didático de Geografia na prática docente: o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho, Alagoa Nova - PB.pt_BR
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThis work aims to effect a reflection on the textbook, highlighting the use of this teaching material in geography classes nowadays as the main guiding the work of teachers in the school, as well as its use as an instrument of influencing Lecturer. In this sense we conduct our analysis for their training, and reflecting on the use of the textbook for them, is a critical capability that these teachers develop or not, so do not become mere followers of the guidelines contained in this courseware. For this, it resorts to the use of library research and field research as elements to examine the textbook and the use thereof by the teacher in the classroom. As a result this research considerations on the National Textbook Program (PNLD) are made, besides the analysis of textbook Geography Project Araribá adopted by the State Elementary School and Middle Monsignor José Borges de Carvalho, and finally brings about observations use of this material in geography lessons, showing how these teachers have used the textbook of Geography in the classroom, and how this feature influences on teaching practice. Thus we can conclude that this textbook intertwined with the teaching of Geography and often comes to be used before, during and after class. Being considered the most important resource in the classroom and in many cases guides all pedagogic practice of teachers as to become indispensable to the teaching of Geography.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22573
dc.date.accessioned2021-12-17T11:52:41Z
dc.date.available2021-12-17
dc.date.available2021-12-17T11:52:41Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLivro didático de Geografiapt_BR
dc.subjectPrática docente - Geografiapt_BR
dc.subjectEscola Estadual Monsenhor José Borges de Carvalho - Alagoa Nova - PBpt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem - Geografiapt_BR
dc.subjectGeography textbookpt_BR
dc.subjectTeaching practice - geographypt_BR
dc.subjectMonsenhor José Borges de Carvalho State School - Alagoa Nova - PBpt_BR
dc.subjectTeaching-learning process - Geographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Priscila Santos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe influence of the Geography textbook on teaching practice: the case of Monsenhor José Borges de Carvalho State Elementary and High School, Alagoa Nova - PB.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Priscila Santos. A influência do livro didático de Geografia na prática docente: o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor José Borges de Carvalho, Alagoa Nova - PB. 2014. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22573pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRISCILA SANTOS PEREIRA - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2014.pdfPriscila Santos Pereira - TCC Monografia Lic Geografia CH 2014.385.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.